Considerada uma das principais feiras do universo agropecuário, o Seminário Nordestino do Agro (PEC Nordeste) acontece até este sábado, 17, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri participam da feira apresentando trabalhos científicos em que avaliam o alcance e a eficiência da assistência técnica a pequenos produtores que atuam com ovinocultura, bovinocultura, caprinocultura e apicultura no Ceará.
A estudante de Irrigação e Drenagem Samila Barbosa Lisboa explica que, para as pesquisas, foram considerados dados de assistência técnica realizados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).
“A pesquisa visa detectar os pontos positivos e o que pode ser melhorado no processo de assistência técnica, de forma que nós, como acadêmicos, possamos aperfeiçoar as consultorias e ajudar os pequenos produtores em aspectos que as entidades que trabalham com isso não conseguem ainda alcançar.”
O diretor de Ensino e Pesquisa do Centec, Silas Alencar, participou do evento representando o diretor-presidente Acrísio Sena. “Nós nos fazemos representar pela apresentação dos projetos de iniciação científica dos alunos da Fatec Cariri, em um evento que sempre tem grande repercussão e contempla todo o setor da agropecuária. Aqui é mostrado o desenvolvimento do Ceará em vários setores.”
Também participou do evento pelo Centec a pedagoga Edilina Feitosa, representando o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação Cleyton Monte.