O diretor-presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), Acrísio Sena, e o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte, se reuniram com os coordenadores dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), na manhã desta segunda-feira (6), de forma virtual, para falar de formas de modernizar e alinhar a instituição com o futuro do Ceará.
Acrísio Sena falou sobre a importância de que os núcleos do Centec, espalhados em todas as regiões do Estado, façam parte da implementação do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).
“Vamos somar todas as expertises e caminhar rumo a um Ceará cada vez mais moderno e tecnológico, com a chegada do hidrogênio verde e o fortalecimento das energias renováveis. Vamos trabalhar muito, debater, agregar, propor. O Centec pode muito mais do que imaginamos, com a força da formação profissionalizante dos cearenses”, afirmou Acrísio Sena.
O diretor Cleyton Monte pontuou que haverá um encontro presencial, em breve, com os coordenadores, além de visitas aos CVTs. “Os CVTs são espaços muito importantes para esse projeto de formação e qualificação de pessoas. Percebemos que são desenvolvidas vocações em diversas áreas ligadas à inovação, por exemplo, que convergem com as necessidades do Estado”, disse o diretor.
Difusão da tecnologia
O Centec tem 28 CVTs espalhados em todo o Estado, com foco nas demandas regionais de cada município.
Nos CVTs são difundidas as tecnologias geradas e adaptadas pela pesquisa.
Essas mesmas unidades operacionais capacitam professores de escolas públicas e oferecem práticas laboratoriais, em física, química, biologia, matemática, informática e oficina de eletromecânica (soldagem) aos alunos dessas mesmas escolas, além de prestarem consultorias, assistência técnica e outras modalidades de extensão.
Os CVTs são reconhecidos nacionalmente como referência pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e são ambientes que proporcionam educação profissional, extensão tecnológica e inovação, com foco nas demandas regionais.