O projeto de lei que trata da implantação de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Aratuba será votado na próxima terça-feira (15), na Câmara Municipal da cidade.
Atualmente, o município é atendido pelo CVT Canindé, que oferece cursos profissionalizantes para a população local. A coordenadora do equipamento, Jerinha Colares participou, na última terça-feira (8), representando o presidente Cleyton Monte, de uma sessão na Câmara para apresentar os detalhes e justificar a importância da proposta antes da deliberação em plenário.
Durante a apresentação, foram destacados o papel do Instituto Centec, a relevância dos CVTs para a qualificação profissional e a ausência de uma unidade no Maciço do Baturité, região onde está localizado o município.
Também foi relatada a experiência do projeto CVT Itinerante, implantado para atender áreas da zona rural de Canindé e de municípios vizinhos. Por meio dessa iniciativa, Aratuba foi beneficiada com cursos desde 2022, alcançando a marca de 900 pessoas qualificadas.
O impacto positivo da ação levou à articulação pela instalação de um CVT fixo no município, com o apoio de lideranças locais e da Prefeitura de Aratuba.
Os nove vereadores presentes se manifestaram favoravelmente ao projeto, reconhecendo o impacto que o equipamento poderá gerar para o desenvolvimento do Maciço de Baturité.