Quem passa pela rua Silva Jardim se depara com paredes com grandes grafites, onde vê-se um cangaceiro e uma sertaneja high-techs, com dispositivos tecnológicos que, se ainda não existem, em breve serão criados. E é por trás dessas paredes que tecnologia, inovação e sonhos fluem livremente. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira, 20. Localizado no bairro José Bonifácio, o prédio foi reformado para receber diferentes tipos de formação, com ênfase em tecnologia e inovação.
A unidade integra a Rede CVT, composta por 28 unidades presentes no território do Estado que ofertam cursos de qualificação profissional para pessoas de todas as idades. As atividades dos CVTs são executadas pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece).
Os laboratórios contam com computadores novos, adequados a cursos que exploram o aprendizado sobre recursos de informática e o desenvolvimento de aplicações digitais e de jogos. Desenhado para ser um hub de inovação, o CVT Fortaleza também deverá manter ações de estímulo à criação de startups e de outras iniciativas que usem a tecnologia para promover o desenvolvimento socioeconômico dos cearenses.
“O CVT Fortaleza é um território de inovação. Nesse espaço, a gente vai oferecer qualificação de ponta para quem mais precisa. Teremos empreendedorismo, games, cursos de tecnologia, de informática, incubadora. A nossa ideia é que esse seja o primeiro de muitos que virão”, disse o diretor-presidente do Instituto Centec, Cleyton Monte.
A estrutura renovada conta com quatro laboratórios de informática, duas salas de aula, uma sala multiuso, uma sala de reunião, um setor pedagógico e a Fábrica de Desenvolvimento do Centec (Fabdec). O investimento na reforma do prédio foi de R$ 612 mil.
Presente no evento, o governador do Estado, Elmano de Freitas, destacou o impacto da educação profissional para os jovens. “A nossa juventude quer que aquilo que ela aprenda tenha sentido para a vida dela. Quando falamos de um CVT, não estamos falando somente de curso, mas sim de dar curso aos sonhos e projetos das pessoas. É aqui que elas irão seguir com aquilo que fará parte dos seus futuros. Podem ter certeza que vamos ampliar ainda mais o nosso investimento para os CVTs, pois acreditamos nessa política.”
A coordenadora da unidade, Fabíola Damasceno, ressaltou a consolidação da ideia dos CVTs gerada por Ariosto Holanda, ex-secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará e ex-deputado federal. Para ela, o novo espaço do CVT Fortaleza será importante para a criação e o crescimento de sonhos.
“O Instituto Centec tem sido um exemplo em diversas áreas, sempre alinhado às demandas regionais, ao empreendedorismo social e ao desenvolvimento sustentável do Ceará. Meu agradecimento a todos os parceiros do CVT para que essa ideia se torne realidade e a Ariosto Holanda, pela criação do projeto CVT. A inauguração desse espaço marca o compromisso em transformar vidas por meio da tecnologia e inovação. Aqui, sonhos começam a ganhar forma e vidas são e serão transformadas pelo conhecimento.”
Games
Vários desses sonhos já estão virando realidade por meio do CVT Fortaleza. Maria Vitória e Isaac Saldanha, ambos de 17 anos, foram alunos do curso de Introdução à Indústria de Jogos e estão desenvolvendo, junto a Lara Gomes e a outros jovens, um game baseado na vida de uma jornalista. O trio usa o espaço do Fabdec para a criação do trabalho. “Eu tenho esse sonho desde quando era mais jovem e, se não fosse pelo CVT, eu não conseguiria realizá-lo, pois meu computador não roda os programas necessários para a criação de jogos. Aqui todas as pessoas são legais, ajudam uns aos outros”, disse Isaac.
“Esse CVT é o embrião da formação em novas tecnologias e em inovação e essa experiência tem o objetivo de sensibilizar o governador Elmano de Freitas a replicá-la em todas as Regiões de Planejamento do Ceará”, acrescentou Acrísio Sena, diretor-presidente licenciado do Centec e deputado estadual.
A titular da Secitece, Sandra Monteiro, agradeceu o olhar sensível do governador Elmano de Freitas em relação ao desenvolvimento da educação tecnológica estadual. “Qualificar essas pessoas por meio da educação é uma das missões da Secitece. A educação que tem poder de mudar as pessoas e o entorno delas. A Secitece fica agradecida pela sensibilidade do governador em saber que a educação é libertadora e transformadora. Seguimos à disposição para pensarmos cada vez mais em inovação e no desenvolvimento educacional estadual”, disse.