O secretário da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes, recebeu nesta quinta-feira, 19, a equipe do projeto Impulsiona Ceará para conhecer e debater as ações de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) cearenses.
Os pesquisadores apresentaram ao secretário as informações e produtos resultantes dos trabalhos de campo e da análise e gerenciamento de dados sobre os APL, com o objetivo de compartilhar com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) ferramentas e estratégias que contribuam para incentivar o desenvolvimento econômico regional. O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Guilherme França, também participou da reunião.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece), executada pelo Instituto Centec com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Ferramentas
A equipe técnica apresentou aos secretários o painel interativo (Power BI) que mostra dados detalhados sobre os APL e os Aglomerados Produtivos (AP) e a Calculadora de Impacto dos APL, que gera uma previsão do impacto dos investimentos feitos nos municípios e no arranjos produtivos na economia regional e estadual.
O Secretário da Fazenda destacou a relevância dos dados levantados pelo projeto que demonstram a presença de um mercado informal nos APL. “O Impulsiona Ceará fez um estudo olhando toda a informalidade baseada em dados, em ciência. A Secretaria da Fazenda também trabalha dessa forma. Então acho que podemos estabelecer parcerias para ter ferramentas como matrizes insumo-produto e BI para que possamos fazer análises e tomarmos melhores decisões para o Ceará”, declarou Fabrízio Gomes.
A assessora técnica da Adece, Luana Bandeira, ressaltou o esforço em compartilhar com os entes governamentais o conhecimento produzido no âmbito do projeto. “O Impulsiona Ceará trabalha características da economia regional com grande capacidade de crescimento e grande potencial de contribuição para o desenvolvimento do estado como um todo. Por isso, o trabalho de planejar e criar políticas públicas para os APL deve ser compartilhado entre todos os centros de decisão do Governo do Estado.”
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.