A equipe técnica, consultores, articuladores e gestores vinculados ao projeto Impulsiona Ceará apresentaram nesta terça-feira, 17, os resultados das atividades realizadas na segunda fase da iniciativa.
Nesta etapa, iniciada em maio deste ano, as atividades de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) cearenses aprofundaram os trabalhos desenvolvidos entre 2021 e 2023, quando foram realizadas a identificação e mapeamento de APL e Aglomerados Produtivos no território do estado.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
Apresentação
Dentre os resultados apresentados, estão o início das construções dos Planos Estratégicos dos APL de Mandiocultura de Salitre e de Turismo de Amontada, a realização da Rodada de Negócios do APL de Cachaça de Viçosa do Ceará e a instalação das colmeias inteligentes no APL de Apicultura de Crateús.
Também foram apresentadas a Calculadora de Impacto dos APL e o mapa interativo dos APL (Power Bi), além do andamento de outras ferramentas de gerenciamento de dados que visam orientar a tomada de decisão de gestores do Governo do Estado e a criação de políticas públicas específicas.
Fortalecimento
“O encontro foi uma forma de dar voz a todos os envolvidos na execução do Impulsiona Ceará. Foram apresentados resultados e entregas grandiosas e muito positivas. Nosso estado é muito rico. O Impulsiona Ceará entra nos municípios e mostra o quanto o interior tem a contribuir com o desenvolvimento do Ceará”, disse a assessora técnica da Adece, Luana Bandeira.
“Estamos felizes em ver o crescimento desse projeto, feito por meio de profissionais que entregam o seu melhor. O fortalecimento dos APL é um dos pilares do desenvolvimento regional e vemos que a contribuição do Impulsiona Ceará vem tendo grande relevância nesse objetivo”, destacou a Gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima.
Os articuladores locais, presentes em cada município dos APL onde há ações do Impulsiona Ceará atualmente, também participaram do encontro de forma online.
O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte, ratificou o empenho do instituto na execução do projeto. “Ressalto a importância do Impulsiona e seu potencial de crescimento. O conhecimento produzido no âmbito do projeto deve circular e queremos que mais espaços do Governo tenham ciência disso. Vamos trabalhar na execução e na ampliação desta ideia fantástica de desenvolver os APL.”
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.