Comissão de participantes do World Summit on Energy visitou nesta quarta-feira, dia 27, o laboratório do Projeto H-TEC na Escola de Ensino Profissional Paulo César Campelo, localizada no Conjunto Ceará, Fortaleza. O evento antecede o início do encontro sobre energias renováveis que ocorrerá na capital cearense entre os dias 28 e 29 de novembro.
A comissão é composta por representantes do Canadá, Argentina, México e Portugal. Eles vieram conhecer o Projeto H-TEC, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará. O projeto tem como objetivo principal oferecer suporte ao setor de energias renováveis por meio da capacitação de profissionais qualificados.
O World Summit on Energy Transition (WSoET) é realizado pelo Winds for Future, Advanced Leadership Foundation e Global Institute for the Future of Tourism, com co-organização do Governo do Estado do Ceará. Durante os dois dias de programação, a cúpula contará com a participação de representantes do governo estadual como palestrantes e mediadores de painéis.
O WSoET reúne especialistas globais, investidores e influenciadores internacionais para debater os desafios das mudanças climáticas e explorar oportunidades associadas à transição energética. O evento busca impulsionar o desenvolvimento de tecnologias e estratégias relacionadas ao hidrogênio verde, visando a criação de uma matriz energética mais sustentável e eficiente.
A cúpula também pretende traçar um roteiro estratégico para o Brasil, destacando o potencial do Ceará em assumir um papel de destaque nesse processo. O estado possui recursos naturais como vento, sol e oceano, que são fundamentais para se tornar um polo estratégico na matriz energética global.
O Projeto H-TEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), através da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)