Apicultores de Independência participaram nesta quarta-feira, dia 27, de uma oficina para desenvolver produtos a partir do mel, do própolis e da cera de abelha. A atividade faz parte da ação do projeto Impulsiona Ceará no Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura de Crateús.
O Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) executada pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio das Secretarias do Trabalho (SET) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).
O encontro reuniu cerca de 30 produtores e seus familiares na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Independência. Eles conheceram técnicas para criar itens como sabonetes e velas artesanais e pano encerado para a conservação de alimentos.
Diversificação
De acordo com Isac Gabriel Abrahão Bomfim, consultor do Impulsiona Ceará e zootecnista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a proposta da oficina é difundir conhecimentos para que os apicultores explorem o potencial de valor agregado de suas colmeias.
“A criação de novos produtos a partir do mel, do própolis e da cera de abelha pode contribuir para a diversificação da renda dessas famílias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, incentivar práticas ecológicas e atender a uma demanda crescente por produtos naturais e ambientalmente amigáveis. O pano encerado, por exemplo, é uma alternativa sustentável ao plástico filme, reduzindo o impacto ambiental e prolongando a vida útil dos alimentos.”
Além de oficinas e consultorias, a ação do Impulsiona nesse APL inclui o projeto-piloto das colmeias inteligentes, que utiliza sensores para o monitoramento remoto de apiários. As primeiras unidades foram instaladas neste mês em apiários de Crateús e Independência.
Dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os municípios de Crateús e Independência produziram, juntos, 231 toneladas de mel de abelha, totalizando R$ 1,7 milhões. O APL de Apicultura de Crateús envolve mais de 200 produtores de mel, segundo o IBGE.
Sobre o Impulsiona Ceará
O projeto tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos APL no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.
APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.