Os pesquisadores Elda Tahim, Felipe Pinto e Laércio Braga, vinculados ao Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), conquistaram o primeiro lugar em uma das categorias do Prêmio ABDE-BID de Artigos de Desenvolvimento com artigo que traça paralelos entre a indústria do turismo cearense e conceitos de neoindustrialização e de Destino Turístico Inteligente (DTI).
Realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), o prêmio tem como objetivo estimular a reflexão sobre desafios do desenvolvimento ao incentivar a pesquisa e a elaboração de artigos científicos.
Com o título “Neoindustrialização e Destinos Turísticos Inteligentes: diálogos para novos horizontes da indústria “sem chaminés” no Ceará, Brasil”, o artigo aborda, de forma inédita, os dois conceitos na perspectiva de explorar estratégias de desenvolvimento sustentável e de inovação na gestão e na governança dos destinos turísticos cearenses.
Em dezembro, os autores vão participar da cerimônia de premiação, que será realizada em Brasília (DF). O artigo conquistou o primeiro lugar na “Categoria 2: Neoindustrialização brasileira e o desenvolvimento sustentável e inovador”.
Elda Tahim, doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é responsável pela Divisão de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Centec (DPPI). Já Felipe Pinto, economista e doutorando pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Laércio Braga, doutor em Economia Rural, professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), fazem parte da equipe técnica do projeto Impulsiona Ceará, que é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Centec.
O Prêmio ABDE-BID contra com o apoio da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal/ONU) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).