Na manhã desta terça-feira (19), o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI) realizou uma reunião no Palácio da Abolição, onde foi anunciada a liberação de mais de R$ 60 milhões para projetos de empresas cearenses voltados à descarbonização e à inovação tecnológica. Os recursos fazem parte da política nacional “Nova Indústria Brasil”, uma iniciativa coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e gerida pela Finep/MCTI.
A reunião, liderada pelo governador Elmano de Freitas, contou com a presença do diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, e do diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Cleyton Monte, ambos conselheiros do CECTI. Também participaram Celso Pansera, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e Inácio Arruda, secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A iniciativa busca fomentar a competitividade da indústria brasileira por meio da inovação, sustentabilidade e ampliação da produtividade, promovendo sinergia entre os setores público e privado. No Ceará, os recursos serão destinados a empresas que apresentarem projetos para incorporar processos inovadores ou implementar ações que reduzam as emissões de carbono, com foco na mitigação do dióxido de carbono (CO2).
Acrísio Sena, ressaltou o impacto da medida para o estado. “Este investimento abre um novo capítulo para o nosso setor produtivo, promovendo transformações que vão além do mercado e que tocam diretamente no compromisso com o futuro do planeta”.