À primeira vista, participar de uma aula de campo pode parecer uma atividade simples e corriqueira. No entanto, quem conhece o estudante Kauan Oliveira da Silva sabe o quanto esses momentos têm sido importantes e desafiadores.
Kauan Oliveira da Silva sabe o quanto esses momentos têm sido importantes e desafiadores.O jovem de 20 anos é aluno do curso superior de Tecnologia em Gestão do Agronegócio na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central. Com os diagnósticos de autismo, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e discalculia (distúrbio de aprendizagem que compromete competências relacionadas a cálculos matemáticos), Kauan vem encontrando na vida acadêmica ambientes cheios de aprendizado, empatia, acolhimento e inclusão.
“Gosto da Fatec, estou fazendo amizades e coisas que nunca consegui fazer. A faculdade em si não é fácil, mas vou um passo de cada vez, com persistência. Sinto que estou bem incluído, sou bem acolhido pelos alunos e funcionários e os professores nos incentivam. Não sofro discriminação por ser autista”, relata Kauan, que também é aluno do H-TEC, programa que promove Qualificação Técnica em Energias Renováveis.
O estudante está no segundo semestre do curso, tempo suficiente para sua mãe, a agricultora Aldeniza Soares de Oliveira, notar avanços no desenvolvimento do filho. Dona Branca, como é conhecida, relata que o corpo técnico da Fatec tem grande atenção com o processo de adaptação de Kauan na faculdade.
“No Ensino Médio, Kauan se sentia desestimulado. Quando entrou na faculdade, ele se deparou com professores excelentes, que respondem às expectativas dele, são parceiros, compreendem que ele é inteligente e que também têm suas dificuldades”, enfatiza dona Branca, que possui especialização em Educação Especial e integra o Conselho da Pessoa com Deficiência de Quixeramobim.
Estratégias de inclusão
Lineia Cavalcante, pedagoga da Fatec Sertão Central, explica que a instituição possui estratégias para atender as necessidades de alunos neurodivergentes, com o intuito de promover o desenvolvimento educacional de todos. Dentre as ações, estão o apoio pedagógico aos estudantes e a capacitação continuada dos profissionais da faculdade sobre assuntos, recursos e técnicas para acolher a neurodiversidade em sala de aula.
“A presença de alunos neurodivergentes nas turmas da Fatec Sertão Central tem promovido um ambiente mais empático e inclusivo. Observa-se que os demais alunos, ao conviverem diariamente com a diversidade, desenvolvem maior compreensão e respeito pelas diferenças. Esse convívio fortalece a cultura de apoio mútuo e contribui para uma formação mais humana e colaborativa entre todos.”
Márcia Feijão, pedagoga da faculdade, pontua que esses esforços vêm resultando em importantes conquistas. Com a melhora no desempenho acadêmico, aumento da autoconfiança e fortalecimento das habilidades sociais, alunos neurodivergentes permanecem na faculdade e conquistam o diploma de educação superior, como o tecnólogo em Alimentos Francisco Saulo Noberto Dantas Ribeiro. Com TDAH e discalculia, ele se formou no segundo semestre de 2023.
“A atuação da Fatec no acolhimento de alunos neurodivergentes tem sido fundamental para a superação de dificuldades, promovendo o desenvolvimento acadêmico e profissional desses estudantes, bem como de suas famílias. O exemplo de Saulo, que colou grau recentemente, reflete o impacto desse apoio, evidenciando que, com um ambiente inclusivo e acolhedor, esses alunos conseguem superar desafios e alcançar realizações acadêmicas importantes.”
Sobre as Fatecs
As Fatecs são unidades mantidas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) e gerenciadas por meio de contrato de gestão com o Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações de educação profissional e tecnológica no estado. As Fatecs possuem dois campi: Sertão Central, em Quixeramobim; e Cariri, em Juazeiro do Norte.