APL de Cachaça de Viçosa do Ceará quer alcançar posicionamento além do produto

  • 25 de outubro de 2024
Image

Os apreciadores de cachaça sabem valorizar e diferenciar a bebida segundo atributos próprios desse produto. Dentre as opções de qualidade, a Cachaça de Viçosa do Ceará vem despontando nesse cenário em diferentes momentos, com marcas alcançando prêmios internacionais e culminando recentemente com o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Ter um bom produto dentre diferentes mercadorias brasileiras é apenas o início das conquistas desejadas pelos produtores de cachaça de Viçosa do Ceará, um Arranjo Produtivo Local (APL) identificado e mapeado pelo projeto Impulsiona Ceará.

Na primeira etapa do projeto, realizada entre 2021 e 2023, 15 cachaçarias receberam consultorias especializadas em assuntos relacionados à qualidade do processo produtivo e à comercialização. Neste ano, novas atividades estão sendo promovidas no APL, com o objetivo de estimular a governança e gerar oportunidades de negócios.

Para Eldo Amaral Araújo Santos, técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a identificação e mapeamento do APL têm importante contribuição na expansão do acesso dos produtores a diferentes mercados. “O mercado é gigante e só estamos iniciando a busca por espaços que valorizem a notoriedade do nosso produto”.

Para ele, que atua na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da Agroindústria da Cachaça, as conquistas atuais vêm acompanhadas de um esforço conjunto que envolve associações, cooperativas, sindicatos e o setor público.

“A luta pelo reconhecimento da cachaça de Viçosa do Ceará como um produto tão diferenciado se dá em várias frentes, com o apoio de vários parceiros. Cada um em sua esfera de atuação, unidos, são capazes de alcançar resultados de grande relevância, como o que está acontecendo neste momento. Esse trabalho conjunto tem contribuído para o crescimento dessa cadeia produtiva, que gera muitos empregos e, a cada dia, desperta o interesse de novos produtores em investir no segmento, ajudando a levar cada vez mais longe o nome da cachaça viçosense.”

Os produtores de cachaça de Viçosa do Ceará querem vender não apenas o item cachaça, mas um produto que remete às origens, tradições, qualidade e história de cada cachaçaria e da cidade, que se tornou oficialmente a Capital Cearense da Cachaça em 2023, a partir da sanção de uma lei estadual.

Segundo Caio Carvalho, presidente da Associação dos Produtores da Cachaça de Viçosa do Ceará (APCVIC), essa visão parte da maturidade das cachaçarias em reconhecer suas qualidades e diferenciais diante de um mercado competitivo e da valorização que a IG proporciona à cidade.

“Viçosa do Ceará vem despontando no turismo que tem como enredo a cachaça. Mostrar os saberes e a tradição em uma rota da cachaça faz com que as pessoas valorizem o nosso produto. Além disso, esse caminho abrange e deixa claro o posicionamento dos produtores, pois há aquele interessado em ampliar sua produção e expandir mercados e aquele que se dedica a uma produção limitada e ao turismo rural. Assim, estaremos vendendo a Capital da Cachaça, a cidade com o maior número de alambiques do Ceará e a IG. É um conjunto de qualidades agregadas.”

Sobre o programa Impulsiona Ceará

O Impulsiona Ceará é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) e executado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Secretaria do Trabalho (SET). O programa tem como objetivo principal apoiar a política de desenvolvimento local e regional dos Arranjos Produtivos Locais (APL) no estado, por meio da realização de consultorias, planos estratégicos e eventos, dentre outras atividades.

APL são agrupamentos de empresas que atuam em setores econômicos similares e, geralmente, encontram-se em uma região geográfica específica. Realizado desde 2021, o Impulsiona Ceará foi responsável pela identificação de 108 arranjos e aglomerados produtivos em diferentes níveis de desenvolvimento por todo o Ceará. Desse total, foram mapeados 36 Arranjos Produtivos Locais.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Lorena Macedo

lorena.crispim@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Renan Honorato

renan.lima@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 99997-4026

E-mail:

comunicacao@centec.org.br