Treze novos alunos concluíram o curso de Bartender, ofertado pelo Instituto Centec, por meio do projeto Qualificar+. A iniciativa visa oferecer cursos para fomentar a inclusão sociodigital e a inserção produtiva, com foco no emprego e renda.
As aulas aconteceram no Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa (Cemep), em Maracanaú. O objetivo do curso é qualificar novos profissionais no segmento de “drinks”, expandindo a oportunidade de empreender e gerar mais emprego para a Região.
O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, argumentou sobre o empreendedorismo com a qualificação do curso, destacando a amplitude de atuação no setor. “A criação e produção de drinks vai impulsionar o crescimento pessoal de cada um dos alunos. A qualificação vai incentivar a explorar novas formas de empreender”, afirmou.
De acordo com o aluno Marcus Vinícius, o mercado prioriza os profissionais com certificação e encontrou no curso a oportunidade de garantir o documento. “Eu já participei de uma seletiva de emprego para Bartender, mas perdi a vaga por não ter um certificado de curso, mesmo com mais experiências do que os outros candidatos”, pontua.
Além disso, ele destaca a importância de ter um curso presencial. “Este é um curso que você precisa degustar, preparar e fazer experimentos com os ingredientes. Ter no certificado que o curso é presencial, já é um diferencial para nós”, finaliza.
Qualificar+
O Projeto Qualificar+, uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria do Trabalho e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), visa oferecer cursos para fomentar a inclusão sociodigital e a inserção produtiva, com foco no emprego e renda.
Os quatro eixos educacionais contemplados são: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial e Hospitalidade. Este projeto promete impulsionar o desenvolvimento econômico e social do estado, preparando os cidadãos para os desafios do mercado de trabalho atual.