O Instituto Centec participou, nesta sexta-feira, 20, do lançamento da Revista do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Ceará (Sintec), em alusão aos 115 anos do Ensino Técnico no Brasil.
O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do campus Fortaleza e contou com a participação da assessora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Centec, Vanessa Vasconcelos; do reitor do IFCE, Wally Menezes; da presidente do Sintec-CE, Telga Stephany e outras autoridades.
A Revista destaca o papel do Centec e ressalta sua importância para o avanço educacional e tecnológico do Estado do Ceará. “Ao longo de seus 25 anos, formou mais de 600 mil profissionais. O público-alvo dos cursos do Centec são pessoas que moram no Ceará, tenham a partir de 16 anos, sem limite de idade, estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e atendam à escolaridade mínima e aos pré-requisitos exigidos por cada curso”, diz o trecho publicado.
Na mesma edição, o diretor-presidente do Instituto, Acrísio Sena, avaliou a evolução do ensino técnico no Brasil e no Ceará que, segundo ele, mostra um panorama de avanços importantes, mas também destaca a necessidade de enfrentar desafios para garantir a qualidade e a acessibilidade do ensino técnico. “A continuidade dos investimentos, a melhoria da infraestrutura, a adaptação às demandas do mercado e a inclusão social são aspectos cruciais para o desenvolvimento contínuo deste setor educacional”, conclui.
Para Vanessa, o Centec faz um resgate histórico da valorização da educação profissional brasileira. “Estamos presenciando a expansão das escolas profissionalizantes no estado do Ceará, onde o Centec possui 1.316 professores contratados por meio de um contrato de gestão com a Secretaria de Educação para realizar as disciplinas de conhecimento técnico. O Centec também está em 34 municípios do estado do Ceará, realizando educação profissional, com cursos de qualificação profissional”, pontua.