O Instituto Centec inaugurou, nesta sexta-feira, 23, o laboratório de Ciências Humanas, Língua e Educação Inclusiva no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) em Beberibe.
A iniciativa é uma parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O espaço visa potencializar o ensino com a realização das gravações das aulas, podcasts e reuniões. O ambiente também foi projetado para os alunos participarem de workshop, oficinas e seminários. Além de Beberibe, o equipamento vai atender os CVTs de Fortim, Quixeré, Limoeiro e Itaiçaba.
De acordo com a coordenadora do CVT Beberibe, Virgínia Tavares, o laboratório é adaptado para pessoas com deficiência (PCD), equipados com tecnologia inclusiva para deficientes visuais, como teclados em braile e fones de ouvido.
“Focamos muito na Educação Inclusiva, e por isso, realizamos diversas ações para que todas as pessoas possam participar das atividades desenvolvidas na nossa unidade”, pontua.
O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Cleyton Monte, celebrou mais uma conquista do Centec. “O laboratório inclusivo reforça mais ainda nosso compromisso com a educação e qualidade de ensino. Com este novo espaço, nossos alunos terão a oportunidade de crescer e se preparar para o mercado de trabalho”, ressalta.
O evento contou com a presença dos professores do CVT Beberibe; do assessor da Deti, Marciano Oliveira; da coordenadora de qualificação profissional da Secitece, Katiane Queiroz.