A Secretaria de Proteção Animal do Ceará (Sepa) em parceria com o Instituto Centec, realizou nesta sexta-feira, 23, a entrega de 75 coleiras antiparasitárias na comunidade Ponta D’Água, localizada no município de Beberibe.
A iniciativa faz parte da ação Pet Protegido Ceará, que distribui gratuitamente as coleiras aos animais de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A coleira antiparasitária é um método de controle de ectoparasitas em cães que possui agentes químicos em sua composição capazes de combater e prevenir a infestação de pulgas, carrapatos e mosquitos.
Por essa razão, o correto uso da coleira aliado às boas práticas de higiene sanitária se mostram uma importante ferramenta na prevenção de doenças como a Leishamniose, zoonose de extrema relevância a nível nacional e endêmica em nossa região.
“A distribuição das coleiras reforça o compromisso que o Centec e a Sepa têm para a melhorar a qualidade de vida desses animais, além de manter a saúde dos cães e, consequentemente, de suas famílias”, destacou o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Cleyton Monte.
Além do diretor, o evento contou com a presença do assessor da Deti, Marciano Oliveira; com a coordenadora do CVT Beberibe, Virgínia Tavares; da presidente da associação de moradores de Ponta d’Água II, Rozielda Bezerra.