O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, participou na tarde desta segunda-feira (4), do lançamento oficial, pelo Governo do Estado, do Projeto Qualificar+, ao lado do Vladyson Viana, secretário estadual da Secretaria do Empreendedorismo e Trabalho (SET) e do secretário executivo da pasta, Renan, Ridley, da secretária da Igualdade Racial, Zelma Madeira, e da vice-governadora, Jade Romero, que esteve representando o governador, Elmano de Freitas, na sede da ACFLOR – Instituto de Defesa da Cidadania Social, no bairro Floresta.
O Qualificar+ é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria do Trabalho e o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), pretende ofertar cursos para promover a inclusão sociodigital e inserção produtiva com foco no emprego e renda, atendendo 4 (quatro) eixos educacionais: Indústria 4.0, Tecnologias Emergentes, Agroecologia, Agroindústria e Produção Industrial e Hospitalidade.
“O Ceará é um dos governos que mais investe em infraestrutura, em políticas públicas e tudo isso cria um ambiente favorável à implantação de novos negócios e geração de emprego, mas para ocupar esses empregos nós precisamos que os nossos trabalhadores estejam preparados, qualificados para ocupar esses postos de trabalho. É por isso que o Qualificar+ vai desenvolver a qualificação profissional ofertando cursos que foram demandados pela sociedade, serão oportunidades geradas para preparar o povo cearense para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente”, pontou o Vladyson.
Os cursos ofertadas pelo projeto serão realizados junto à comunidade, em associações, sindicatos, cooperativas, organizações sociais, espaços religiosos, escolas de rede pública e privada, espaços da iniciativa privada e na rede de ensino, ciência e pesquisa do Centec: CVTs, CVTecs e Fatecs.
Segundo o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, a proposta do governador Elmano é levar o Qualificar+ às 14 macrorregiões do Ceará, com 800 turmas formadas e qualificando mais de 16 mil trabalhadores e trabalhadoras em todo o estado.
“Essa é uma ação pioneira nesse formato, uma parceria do Centec com a SET, e as organizações da sociedade civil que junto conosco irão executar esses cursos em todo estado, dentro das comunidades, bairros e distritos, sem a necessidade de que as pessoas se desloquem de suas localidades para pagar transporte. Já temos a parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), para que a partir do momento que a gente qualifica esses profissionais, eles irão para o banco de empregos do Ceará”, ressaltou Acrísio.
A prioridade para a vaga nos cursos do Qualificar+ são os grupos vulneráveis e historicamente marginalizados, como mulheres, negras e negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e para as famílias de baixa renda.
“É a educação e formação profissional que faz a diferença na vida de cada um e de cada uma de nós. Se eu cheguei até aqui, se nós chegamos até aqui, é graças às oportunidades que nos foram dadas. Então, a gente ver como uma missão essa oportunidade do projeto Qualificar+, queremos dar a oportunidade para as pessoas se qualificarem, a oportunidade de um emprego digno, e não fazer bico. Queremos ofertar todos os tipos de cursos para as mulheres, a gente tem que ter custo de todos os tipos. O curso para aquilo que a gente quiser e sonhar para nossa vida”, enfatizou a vice-governadora.