O Instituto Centec apresentou, nesta terça-feira, 25, ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, uma parceria com o Banco Palmas para a capacitação de profissionais em energias renováveis.
Na ocasião, o assessor da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (DETI), Benevaldo Vieira, afirmou a Marinho que o Instituto vai ampliar as relações com consórcios das entidades locais, visando a modernização dos conjuntos habitacionais voltados para produção de energia limpa. “O objetivo é que as novas edificações já venham com a proposta de implementação de placas solares”, pontua.
O momento aconteceu durante a visita de Marinho ao Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras. O ministro conheceu o modelo inovador de gestão bancária e o arcabouço de iniciativas desenvolvidas pela instituição, visando a melhoria das condições de vida das comunidades carentes
Também participaram da visita o ministro Luiz Marinho, o secretário-executivo, Francisco Macena e o superintendente regional do Trabalho e Emprego do Ceará, Carlos Pimentel.
O Banco Palmas
O Banco Palmas, primeiro banco comunitário do Brasil, tem por objetivo democratizar o acesso a serviços financeiros e bancários para a população da periferia de Fortaleza. Fundado em janeiro de 1998 pela Associação dos Moradores do Conjunto Palmeiras (ASMOCONP), a iniciativa possui uma ampla participação social e mobilização de associações locais, buscando o desenvolvimento socioeconômico de bairros e favelas e é considerado uma das principais experiências de economia solidária no Brasil.