Na tarde desta segunda-feira (22), o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, ao lado do secretário da Secretaria da Proteção Animal (Sepa), David Rattacaso, e secretário executivo, Estavão Romcy, e do governador, Elmano de Freitas, estiveram juntos visitando a clínica Zoomare, no Eusébio, para conferir os atendimentos realizados pelo programa Vet+ Ceará.
A Clínica Zoomare faz parte do Programa Vet+ Ceará que dar suporte às clínicas veterinárias cadastradas no programa, para que possam realizar atendimentos, consultas e cirurgias totalmente gratuitos em animais de tutores e protetores de animais em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao todo, o programa conta com 17 clínicas cadastradas em 12 municípios do Ceará. O programa faz parte das políticas públicas de proteção animal implementados pelo Governo do Ceará, por meio da Sepa.
Segundo o governador, Elmano de Freitas, as ações voltadas para a proteção animal são pioneiras no estado e visam tornar o Ceará referência no Brasil na causa.
“Estamos fazendo inovação na política pública de proteção animal no estado, levando os vet-móveis por toda a cidade, atendendo as pessoas perto das suas casas, e agora também cadastrando as clínicas para que possam atender as pessoas, da mesma maneira estamos apoiando abrigos, e assim levamos ampliando as políticas públicas de proteção animal em todo o estado. Eu acredito que seremos referência para o país, por meio de programas como esse”, afirmou o governador.
A tutora da Florzinha, Angela Patrícia, moradora do Eusébio há mais de 20 anos, conta que esse programa é o que faltava na região, porque está proporcionando atendimento veterinário gratuito aos animais das pessoas que não têm condições de pagar por uma consulta.
“Esse programa está sendo maravilhoso, porque era o que a gente tava precisando aqui no Eusébio. A gente que, que não tem como pagar uma consulta para os nossos bichinhos, ficava de um lado pro outro atrás de consulta gratuitas nas clínicas daqui, agora a gente já sabe ontem podemos levar nossos animais e sabemos que tudo vai ser gratuito”, ressalta Angela.
A Secretaria da Proteção Animal (Sepa) vem realizando ações e programas que garantem o cuidado e o atendimento aos animais em todo o estado. Com 13 dias de criação da pasta foram realizados 500 procedimentos e a ideia é ampliar esse número até o final do ano, conta o secretário da Sepa, David Rattacaso.
“Agradecemos o Governo do Estado por essa iniciativa sensível de criar a Secretaria da Proteção Animal (Sepa), com programas de atendimentos gratuitos aos animais da população que mais precisa no nosso estado. Nossa meta é nesse primeiro ano fechar ampliar o número de procedimentos realizados, queremos chegar aos 10mil ate atendimentos todo o estado, que envolvem consultas, castrações e cirurgias de baixa complexidade, exames laboratoriais e internação, totalmente gratuitos”, afirma o secretário.