O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, visitou na manhã desta quarta-feira, 17, a estrutura da Universidade Operária do Nordeste, em Maracanaú, para articular a oferta de cursos de qualificação profissional no local em conjunto com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Maracanaú.
A iniciativa funciona no Centro Municipal de Educação Profissional Eneida Soares Pessoa (Cemep), no Centro da cidade. O espaço abriga atualmente as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) conjugada com a qualificação profissional. O diretor do centro, Daniel Bernardino, explica que as atividades no local acontecem somente à noite, deixando, assim, os laboratórios e salas de aula disponíveis nos demais turnos.
“Temos atualmente turmas do Qualificar + e da Universidade do Trabalho Digital funcionando durante o dia, mas as aulas já vão finalizar em breve. Somente os cursos da UTD, com 150 vagas, tiveram mais de 500 inscrições. Isso mostra o interesse da população por se qualificar.”
Para Acrísio Sena, o espaço do Cemep pode ser uma extensão do CVT Maracanaú, propiciando a criação de turmas de cursos que possam utilizar os laboratórios do centro. “Os cursos do CVT Maracanaú possuem grande procura, com fila de espera para inscrições. Vemos a possibilidade de firmar essa parceria como uma forma de ampliar o número de turmas, expandindo a oferta de áreas dos cursos e fortalecendo a qualificação profissional no município.”
Participaram do encontro o assessor da presidência do Centec, Benevaldo Vieira; o coordenador do CVT Maracanaú, Jeová da Costa Oliveira; a coordenadora de programas e parcerias do Cemep, Ivaneide Antunes; a coordenadora pedagógica do Cemep, Marilia Alencar; a coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Nordeste (UAB), Jaiane Ramos; e a diretora de Ensino e Aprendizagem da Secretaria da Educação de Maracanaú, Kamile Freitas, representando o secretário George Valentim.