A Secretaria do Trabalho do Ceará (SET) é uma das parceiras do programa Impulsiona Ceará, que visa apoiar e modernizar a gestão dos Arranjos Produtivos Locais (APL) presentes nas 14 Regiões de Planejamento cearenses.
Representantes do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece) se reuniram na manhã desta terça-feira, 25, com o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, para apresentar os resultados da primeira etapa do programa, desenvolvida entre 2021 e 2023, e as perspectivas da segunda etapa, iniciada em junho deste ano.
O encontro teve como principal objetivo discutir a articulação entre os três entes envolvidos no programa para fortalecer as novas ações, que incluem, por exemplo, a realização de novas consultorias e eventos e a criação de novas ferramentas de gestão, como planos estratégicos.
Dentre os encaminhamentos da reunião, o secretário Vladyson Viana afirmou que a parceria pode viabilizar aos produtores dos APL o acesso a linhas de crédito do Ceará Credi, o programa de microcrédito orientado do Governo do Ceará. Além disso, a SET vai integrar a articulação, junto ao Centec e à Adece, com outras entidades cuja atuação possam contribuir com a realização desta nova etapa do Impulsiona Ceará.
Participaram do encontro a coordenadora técnica do programa, Dra. Elda Fontinele Tahim; a coordenadora da Assessoria de Planejamento do Centec, Márcia Leite; a técnica da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Luana Bandeira, a gerente de Desenvolvimento Regional e Municipal da Adece, Darcyla Lima; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da SET, Ariana Falcão; o coordenador do Trabalho e Renda da SET, Anibal Souza; o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Rodley de Almeida Sousa; a coordenadora de Economia Popular Solidária e Arranjos Produtivos Locais (Coesa), da Secretaria do Trabalho, Victoria Régia Paiva; e o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento Jidlafe Rosa Rodrigues.