O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, anunciou o início de uma articulação com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) para promover cursos de qualificação para os Agentes Jovens Ambientais (AJAs). São mais de 10 mil jovens em todo o Ceará responsáveis por ações de orientação sobre educação ambiental.
A informação foi dada nesta segunda-feira, 17, durante a participação de Acrísio no Seminário Ceará pelo Clima, que reuniu governantes, gestores, ambientalistas, comunidades e pesquisadores para debater questões relacionadas à sustentabilidade e à mudança climática do estado.
“Tive a oportunidade de conversar com a secretária Vilma Freire e de colocar a Rede Centec à disposição da Sema para que possamos estabelecer uma cooperação para qualificar os Agentes Jovens Ambientais, principalmente nas áreas nas quais o governador Elmano de Freitas vem assinado seus protocolos – em energias renováveis e em Tecnologia da Informação e Comunicação”, detalhou o diretor-presidente do Centec.
No seminário, Vilma Freire destacou a relevância de investir na educação dos jovens para a construção de um futuro ambientalmente mais justo. “É premente educar os jovens. Eu coloco os jovens e a mudança do clima em um mesmo patamar de importância para a questão da sustentabilidade. Coloco minha esperança nos jovens para combater a devastadora mudança climática. Se agirmos agora, levando os jovens a desenvolver habilidade e conhecimento sobre o clima, sobre o meio ambiente, eles redesenharão e reconstruirão o mundo de forma mais justa e resiliente.”