Queijo coalho com rapadura e coco ralado, queijo minas frescal com linguiça calabresa e azeitona. Esses foram dois dos diferentes produtos criados a partir da troca de experiências entre os alunos do curso técnico de nível médio em Alimentos com ênfase em Leite e Derivados e do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central.
A ideia da aula conjunta foi dos professores Cláudio Gonçalves e Geisa Damasceno, que viram o grande potencial da interdisciplinaridade entre os cursos. Segundo Gonçalves, parte dos alunos do curso técnico têm o próprio negócio no setor, de forma que a aula favoreceu o contato com a experiência de vida desses empreendedores.
“O curso técnico é uma ramificação de uma das tecnologias que está presente na grade curricular do curso superior, que é a disciplina de Leite e Derivados. A aula prática conjunta teve como objetivo incentivar a troca de experiências entre os estudantes. Além disso, o momento promoveu a criatividade, o conhecimento e o cuidado com o meio ambiente.”
Além dos queijos com sabores inovadores, a turma também produziu o queijo ricota condimentado que possui baixo teor de gordura utilizando soro de leite, que é rico em soro proteínas. Segundo os professores, essa é uma solução sustentável para reduzir a poluição ambiental, visto que o soro de leite é, em geral, descartado e pouco utilizado como matéria-prima na cadeira do leite.