A coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Beberibe, Virgínia Tavares, representou a região Nordeste no II Encontro Nacional de Coordenadores do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), realizado entre 9 e 11 de abril em Brasília.
O evento teve como objetivo fortalecer a cooperação e a troca de experiências dos diversos agentes da educação a distância superior pública. “Somos um veículo efetivo de acesso ao Ensino Superior público, rompendo com limites, falta de esperança, superando os obstáculos físicos e geográficos, conectando pessoas e instituições em um lindo movimento de democratização do saber”, ressaltou Virgínia, que é a representante do Nordeste no Fórum Nacional de Coordenadores de Polo do UAB.
Na programação do evento em Brasília, a coordenadora falou das “Experiências formativas de coordenadores de Polos do sistema UAB” representando o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
O CVT Beberibe é uma das unidades operacionais mantidas pelo Instituto Centec por meio da Secitece. Ao todo, seis CVTs abrigam polos UAB, iniciativa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação à distância.
O encontro também debateu o Edital nº 25/2023, que abrirá 290 mil vagas para cursos de graduação e especialização no Brasil. Desse total, são previstas mais de 17 mil vagas no Ceará.