Em uma iniciativa voltada para o bem-estar animal e o fortalecimento dos serviços veterinários no Ceará, o Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o Instituto Centec e a Secretaria de Proteção Animal (Sepa) uniram forças para criar uma parceria inovadora. O objetivo é ampliar o atendimento para animais em situação de vulnerabilidade em toda a região.
Em reunião na tarde desta terça-feira (2), o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, o diretor do hospital veterinário, Issac Neto, e o secretário-executivo da Sepa, Estevão Roncy, discutiram os detalhes da construção dessa parceria estratégica e elencaram as propostas que farão parte de um Termo de Cooperação Técnica entre Centec e o Hospital Veterinário.
Centec e Sepa já mantêm parceria por meio de contrato de gestão para a realização do programa Vet+Ceará, que visa oferecer à população o acesso a consultas e exames em clínicas credenciadas. Para aprimorar os serviços oferecidos por meio do programa, dentre os principais pontos acordados, destaca-se a implementação de uma consultoria do hospital para o Centec.
Além disso, ficou estabelecida a criação de um programa destinado a residentes da Faculdade de Veterinária (Favet), proporcionando uma oportunidade única de aprendizado prático e aprofundamento técnico. Outra medida considerada importante para a parceria é a implementação de um programa de estágio para os alunos em formação, com a oferta de bolsas de estudo.
Acrísio Sena ressaltou que o objetivo maior dessa parceria é promover uma significativa expansão do atendimento veterinário em todo o Ceará, garantindo cuidados adequados aos animais em situação de vulnerabilidade. “Essa iniciativa representa um passo importante no fortalecimento da área de proteção animal no estado, demonstrando o compromisso das instituições envolvidas com o bem-estar e proteção animal”, apontou Acrísio.
A reunião contou ainda com a presença de professores da Favet e da equipe técnica do Instituto Centec.