O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) participou ativamente da construção do novo texto do Plano Nacional de Educação 2024-2034 (PNE), debatido e aprovado nesta terça-feira, 30, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).
Representaram a instituição no evento, que foi realizado em Brasília entre os dias 28 e 30 de janeiro, as pedagogas Fabíola Damasceno e Suyanne Pontes; a professora do Centro Vocacional Técnico (CVTec) Barbalha, Helen Betsaida; e o estudante do curso de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, Davidson Kennedy.
“Eu não sei expressar a imensidão da gratidão e da alegria de ter realizado, junto com vários representantes de todo o Brasil, o plano que será usado durante esses dez anos.
Eu fiquei no eixo 7, que tratou da educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia de uma vida com qualidade e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza. Esse eixo foi muito representativo para mim e me empenhei ao máximo para que pudéssemos construir as melhores propostas nesse sentido”, ressaltou Helen.
A edição de 2024 do Conae foi convocada em caráter extraordinário pela Presidência da República por meio do Decreto Presidencial nº 11.697/2023 e teve como tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”. O evento se desdobrou em sete eixos, que abriram as formulações de problemas, causas, objetivos, diretrizes, metas e estratégias para construção do PNE 2024-2034, consolidados no documento referência.