A coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Beberibe, Virginia Tavares, participou de reunião com membros da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre a atuação da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A unidade operacional do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é sede de um dos polos UAB presentes no Ceará.
Segundo Virgínia, o encontro virtual reuniu representantes dos Fóruns UAB do Brasil e contou com a participação de Mercedes Bustamante, presidenta da Capes, e de Suzana dos Santos Gomes, diretora de Educação a Distância da Capes.
Em pauta, a democratização e interiorização do Ensino Superior no Brasil, a qualidade dos cursos ofertados no âmbito da UAB, o acompanhamento de egressos e as perspectivas para o novo edital, que deverá abrir 13.650 novas vagas no Ceará. A UAB é uma iniciativa que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por meio da educação à distância.
“Seguimos fortes na luta pela democratização e interiorização do Ensino Superior público com a qualidade ratificada ao longo dos anos. A UAB não só democratiza e interioriza o Ensino Superior público. A UAB transforma vidas”, declarou Virgínia, que é presidenta do Fórum Estadual de Coordenadores de Polo UAB e representante do Nordeste no Fórum Nacional de Coordenadores.
Hoje e amanhã, dias 16 e 17, Fortaleza sedia o IV Seminário de Integração dos Polos UAB. O evento é uma realização da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e acontece na Universidade Estadual do Ceará (Uece).