Com o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, o II Encontro Integrado de Iniciação Científica vai reunir estudantes, professores e pesquisadores das regiões do Cariri e Sertão Central entre os dias 16 a 20 de outubro.
Organizado pela Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa conjuntamente com as Faculdades de Tecnologia Centec (Fatecs) Cariri e Sertão Central, o evento terá programação presencial e híbrida, simultaneamente nos campi das duas faculdades, que ficam em Juazeiro do Norte e em Quixeramobim, respectivamente.
A professora Doutora Elda Fontenele Tahim, responsável pela Divisão de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), celebra a segunda edição do evento, visando apresentar para a sociedade a produção acadêmica das faculdades.
“O Encontro tem como finalidade divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos superiores de Tecnologia do Instituto Centec e de outras instituições de ensino superior do Cariri. Também objetiva avaliar os trabalhos desenvolvidos por alunos vinculados aos Programas de Iniciação Científica, promover a integração ensino-pesquisa entre os corpos discente e docente das Fatecs e incentivar o intercâmbio com pesquisadores das duas unidades e de outras instituições da região.”
As Fatecs são unidades geridas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) por meio do Instituto Centec, Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.
A abertura do evento contará com as presenças do diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena e do diretor de Ensino e Pesquisa (DEP) Silas Alencar. Após o momento de boas-vindas, será apresentada a palestra “Ciência, Inovação e Opinião Pública: os desafios do presente”, proferida pelo diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Clayton Monte.
Para a professora Elda Tahim, o Encifat é também um importante momento de divulgação científica. “Além de oportunizar a participação de docentes e discentes das Fatecs, o encontro é também muito importante para a geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, bem como, para aproximar a sociedade e o setor produtivo da academia.”
Confira a programação completa: