A aluna do curso de Irrigação e Drenagem da Fatec Cariri e bolsista de iniciação científica da Funcap, Samila Lisboa, esteve, em setembro, apresentando dois trabalhos científicos no IV Congresso de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (CONPESQ), UFCA — Campus Juazeiro do Norte, sobre a “Influência da salinidade sobre a massa seca das raízes do capim BRS Capiaçu”.
A pesquisa avaliou a influência da salinidade através da água de irrigação sobre a massa seca das raízes do BRS Capiaçu, o experimento foi conduzido em estufa de vegetação, na Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte. Com dados do desenvolvimento das folhas e raízes mediante a irrigação com águas salinas, dados do BRS Capiaçu quando irrigado com diferentes níveis de salinidade e como se comportou a matéria seca da raiz e das folhas.
Além disso, o estudo tem o objetivo de orientar os pequenos produtores sobre a melhor forma de prover alimentação para os animais utilizando o BRS Capiaçu.
O BRS Capiaçu é considerado uma das melhores forragens para gado atualmente, fruto de um melhoramento genético do chamado capim-elefante desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite durante 20 anos e lançado em 2016.
Samila esteve acompanhada pelo seu orientador e professor, Rildson Melo Fontenele.