O Instituto Centec realizou na tarde desta sexta-feira (22), em sua sede, palestra sobre saúde mental em apoio à campanha Setembro Amarelo, com seus colaboradores. A conversa foi ministrada pela enfermeira graduada pela UFC e Gestora do Cuidado em Saúde Integral e Promoção a Saúde na Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, Michele Figueiredo, e pela psicóloga, Renata Bessa.
Realizar momentos assim nas organizações é muito importante para que gestores, líderes e colaboradores tenham conhecimento da importância de se ter uma saúde mental saudável e como ela afeta nossa produtividade e nossas vidas. Sabendo de tamanha importância, o Centec abraça este debate e tem buscado diversas alternativas em atividades que envolvam o bem-estar da equipe.
“São momentos como esse que os colaboradores param para refletir, de fato, na saúde mental, carregada ainda de muito preconceito. A mental é um assunto muito importante para se trabalhar nas organizações, até porque a gente trabalha com pessoas e pessoas precisam de atenção e cuidado não só na vida pessoal, mas também no ambiente de trabalho. Então, momentos como esses são muito importantes para o próprio colaborador poder identificar os sintomas”, relata Michele.
O momento contou com a participação ativa dos colaboradores que puderam compartilhar algumas experiências e participaram de dinâmica reflexiva. Por isso, a relevância das organizações investirem em atividades deste tipo, assim dessa maneira conseguirem identificar, mais facilmente, sintomas na equipe.
Segundo a psicóloga, Renata Bessa, alguns sintomas podem ser percebidos por parte dos gestores quanto à saúde mental da sua equipe e isso é o termômetro para ajude o funcionário da maneira correta. “Dentro das organizações, uma das primeiras coisas que o gestor precisar ter é conhecimento da sua equipe, quando algum funcionário não estar bem, de mau-humor, triste e se aquela reação dura por mais de um dia. A partir disso, é importante que o gestor chame esse colaborador para conversar ou acione o setor de RH, ou psicossocial da organização para entender o que está acontecido, isso às vezes é o primeiro para a pessoa poder falar e perceba que pode receber ajuda necessária na empresa sem o medo de ser punido ou demitido.”