Com a crescente globalização e o aumento do turismo internacional em nosso estado, em especial nas cidades litorâneas, a comunicação eficiente em inglês tornou-se essencial para garantir uma experiência positiva aos turistas. Pensando nisso, o Instituto Centec por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), oferece o curso de Inglês Básico — Atendimento ao Público, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Canindé.
No curso, os alunos exploram a importância do inglês voltado ao atendimento ao público, destacando os benefícios que essa capacitação pode trazer para a carreira dos profissionais. As aulas são focadas em experiências práticas como diálogos em inglês com situações que podem acontecer no cotidiano. Eles são expostos a situações da realidade, como fazer compras, pedir informações, fazer amizades, dar orientações ou resolver problemas, o que os prepara para interações reais.
Essa prática fornece uma oportunidade para os alunos praticarem a comunicação real em um contexto autêntico.
Para a professora, Karolyne Mabel, que ministra o curso no CVT Caniné, essa prática é uma oportunidade para os alunos poderem praticar a comunicação real em um contexto autêntico. “Sempre viso proporcionar aos alunos aulas dinâmicas com atividades lúdicas, isso torna o processo de aprendizagem mais empolgante que proporciona aos mesmos a praticarem suas habilidades linguísticas, enquanto se divertem. Essas atividades criativas também incentivam a competição amigável e o trabalho em equipe, promovendo um ambiente positivo de aprendizado”, pontua ela.
Com conteúdo planejado, o curso do CVT Canindé abrange situações reais de atendimento, desde cumprimentos iniciais até solucionar problemas e lidar com questões mais complexas.
“Não poderia estar mais entusiasmado com o curso, desde o momento em que me inscrevi, percebi que estava prestes a embarcar em uma jornada transformadora e repleta de aprendizado. As simulações de cenários de atendimento em inglês têm sido extremamente úteis para aprimorar minhas habilidades de comunicação e me deixar mais confiante”, ressalta Willamys Oliveira, estudante do curso.
No decorrer do curso os alunos tiveram uma experiência única e enriquecedora, quando recebemos a visita na cidade de 100 americanos da Organização Global Ventures — Short Term Mission trips, o que proporcionou uma aula-intercâmbio com falantes nativos da língua inglesa. Essa atividade prática e imersiva possibilitou aos estudantes a oportunidade de praticar seus conhecimentos em inglês em situações de conversação reais, onde a pronúncia autêntica e as interações com falantes nativos foram o foco central.
Pedro Vinicius, estudante do curso no CVT Canindé, pontua que experiência no curso é foi muito positiva, porque aprender outro idioma é muito necessário na atualidade tanto para a carreira profissional como para o aprendizado pessoal. “O contato direto com o idioma me fez aperfeiçoar, bastante, a minha pronúncia e tem sido muito proveitoso, sem contar na qualidade do curso que é excelente!”