Curso de panificação gera oportunidade de qualificação profissional e empreendedorismo 

Image

Em expansão promissora do setor de panificação e alimentos em todo o país, é difícil achar quem não goste de um pãozinho quente com café. De olho no crescimento desse setor, o Instituto Centec por meio de contrato de gestão com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece), oferece o curso de Panificação nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de Canindé e Quixeré.

No curso, os alunos aprendem com a teoria e, na prática, sobre os alimentos panificáveis, segurança alimentar, boas práticas de manipulação de alimentos, receitas, além de controle de produção. Na prática, é onde tudo acontece, ganhando forma e sabor. Os alunos aprendem a manipular os ingredientes, produzir diversos produtos, executando as receitas de onde sai o produto final: pães, salgados, bolos, biscoitos, sequilhos, dentre outros. 

“No curso, os alunos conseguem ter a noção completa da produção de pães, salgados e bolos, integrando a teoria com a prática, que aqui é muito importante. Eles aprendem o processo de produção do alimento de forma a reduzir o desperdício, seguindo receitas e ficha técnica de cada alimento”, conta o professor de Panificação do CVT de Canindé, Carlos Augusto.

O processo de aprendizado é compartilhado entre professor e aluno. Da produção dos pães, desde a pesagem dos ingredientes à finalização do produto, os alunos participam e praticam seguindo as orientações do professor. As turmas são compostas tanto por alunos que já têm experiência na área de panificação e buscam ampliar e aperfeiçoar seus conhecimentos, bem como aqueles que não possuem nenhuma experiência e estão no curso em busca de qualificação profissional. 

“Me inscrevi no curso com o objetivo de aprimorar meus conhecimentos e receber instruções técnicas, que antes eu não tinha, para ter condições de melhorar meu desempenho profissional e oferecer produtos de melhor qualidade para meus clientes. O curso me surpreendeu, pois não trata só de receitas em si, mas também manipulação correta dos alimentos, atendimento ao cliente e gestão de negócios. Vejo o curso como uma estrada de novas oportunidades para a minha profissão e minha vida”, enfatiza Rogaciano José, empreendedor do ramo de panificação e aluno do curso no CVT de Quixeré.

Para o professor, João Antonio, que ministra as aulas no CVT de Quixeré, mesmo os  alunos que não possuem conhecimento, prévio, na área, demonstram potencial muito grande de empreenderem no ramo ou mesmo atuarem em empresas do segmento, ao mostrarem empenho e dedicação na sala de aula.

Elizomar Menezes, aluna do CVT de Quixeré, conta que o curso proporcionou a ela uma oportunidade de aprendizado e qualificação profissional, com conteúdos simples, didáticos e de fácil compreensão, além de ser um curso de muita prática e, literalmente, mão na massa. “Já consigo praticar em casa as receitas desenvolvidas na sala de aula, estou me surpreendendo com meu desempenho. Minhas expectativas são as melhores e só tenho a agradecer pela oportunidade.”

Os CVTs são unidades operacionais do Centro de Ensino Tecnológico (Centec) presentes em 28 municípios. Os cursos FIC são uma iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece) e realizados pelo Instituto Centec.

 

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br