De aluno a professor, Pedro Farias se dedica duplamente no CVT Canindé

Image

A rotina de Pedro Farias no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Canindé alterna entre dois papéis bem distintos: o de aluno do curso de Inglês para Atendimento ao Público e o de professor do curso de Informática para o Mundo do Trabalho. Este último, aliás, é sua estreia no universo da docência.

O estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas começou o curso de Inglês com o objetivo de aperfeiçoar sua atuação profissional. “Na atividade de desenvolvimento de sistemas, preciso bastante da língua inglesa. Eu já conseguia compreender a língua por meio da leitura, mas, na hora de falar, a conversa não acontecia. Já na primeira aula, a professora chegou falando conosco em inglês e isso me animou ainda mais.”

A oportunidade para atuar como professor veio como resposta a duas realidades: seu recém-desligamento da empresa onde trabalhava e o sentimento de ter vocação para lecionar. “Acredito que ser professor está no sangue, deve ser uma vocação: minha mãe é professora, minha avó foi professora. Então esse relacionamento com o universo da docência me sensibilizou e uso isso para desenvolver meus alunos.”

Com apenas 20 anos de idade e há menos de uma semana como professor, o profissional conta que não teve dificuldades de cativar a turma. “No primeiro dia, conheci a história de cada um. São alunos de idades diferentes, com níveis de conhecimento em informática e tecnologia diferentes. É uma turma interessante, nós nos divertimos com os processos durante as aulas.”

Pedro revela que pretende seguir nos dois papéis dentro do CVT Canindé. “Vou continuar estudando. Após me graduar, quero fazer pós-graduação. No CVT, também quero ser aluno e, como professor, continuo à disposição.”

A seleção de professores para atuar nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) dos CVTs consiste em análise do currículo, onde é verificado se a formação do candidato se adequa ao conteúdo programático do curso. Em seguida, é realizado um diálogo pedagógico, que consiste em uma entrevista com os pedagogos do Centec, onde são sondadas as competências didáticas do candidato.

Os CVTs são unidades operacionais do Centec mantidas por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), presentes em 28 municípios cearenses.

Assessoria de Marketing e Comunicação - ASMC

Equipe

Coordenador

Klécio Gonçalves

klecio@centec.org.br

Assessoras de imprensa

Edwirges Nogueira

edwirges@centec.org.br

Katy Karoline

katy.karoline@centec.org.br

Lidi Rodrigues

lidiane@centec.org.br

Design e criação

Atila Tahim

atila@centec.org.br

Contatos

Telefone:

(85) 3066-7013 / 7048

E-mail:

comunicacao@centec.org.br