O Instituto Centec, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP) e com a Escola Gled International Education, iniciou nesta segunda-feira (17) um projeto piloto na Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa, que leva um novo método de aprendizado da Língua Inglesa para dentro da unidade prisional. A turma inicial, formado por 40 alunas, irá estudar através de uma plataforma em inglês com inteligência artificial.
O diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, acompanhou a aula inaugural e destacou a importância do curso para a reintegração das internas. “A educação e o aprendizado podem desempenhar um papel significativo na reintegração dos internos na sociedade após o cumprimento de suas penas. Oferecer oportunidades de aprendizado, como o curso de inglês, pode ajudar a expandir as habilidades e perspectivas das pessoas privadas de liberdade”, apontou.
Com um sistema avançado, o programa desenvolvido pelo Gled avalia o desempenho do aluno dentro de cada habilidade, garantindo o estímulo auditivo e da fala, leitura de textos com reorganização de frases e escrita mais elaborada.
De acordo com a diretora adjunta da penitenciaria, Sandra Ponte, para ter acesso às aulas, cada aluna recebeu um tablet, monitorado pela equipe de TI da penitenciaria, e que fica sob o poder de cada uma somente durante as aulas. O curso terá a duração de três meses, sendo realizado duas vezes na semana.