O Instituto Centec realizou nesta segunda-feira (3), um encontro com entidades para discutir ações de incentivo à apicultura. A reunião foi comandada pelo diretor-presidente do Instituto, Acrísio Sena, que destacou a importância de debater a qualificação dos apicultores.
“Acredito que um dos nossos pontos de partida é oferece qualificação e assistência técnica aos apicultores, visando aprimorar as técnicas de manejo, produção e comercialização, além de fornecer orientações sobre boas práticas e cuidados com as abelhas”, apontou Acrísio.
O representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Flávio Barreto, ressaltou pontos da lei 17.636/2021, que estabelece a Política Estadual para o Desenvolvimento da Apicultura e o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura (Proapis). “Precisamos nos ater em alguns pontos e ver como podemos implementar, além de reforçar ações que fortaleçam a categoria”, reforçou Flávio.
Ageu Cardoso, que participou da reunião representando a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), ainda acrescentou a importância de fechar parcerias com Prefeituras e Câmaras Municipais. “Temos que fazer um levantamento junto às prefeituras da situação da apicultura em cada município e, além disso, realizarmos parcerias que ajudem no incentivo e desenvolvimento da apicultura local”, disse Ageu.
Ainda participaram representantes da Fecomércio e do Sebrae, que se comprometeram em fazer um levantamento de ações nas quais as instituições possam ajudar. Um novo encontro deve ser marcado em breve e novas instituições, prefeituras e Câmaras Municipais, devem participar fortalecendo o debate.