A equipe do programa Impulsiona Ceará entregou, na última quinta-feira, 22, o Plano de Desenvolvimento para o Arranjo Produtivo Local (APL) de fabricação de Calçados na região do Cariri, para autoridades e empresários locais. A entrega aconteceu em Juazeiro do Norte, no auditório do Senai.
O programa realizou uma vasta pesquisa econômica nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, para promover o desenvolvimento da vocação do empreendedorismo local. Durante a fase de mapeamento, foram localizadas um total de 142 empresas que geraram 3.970 empregos diretos, espalhados pelos três municípios mapeados.
O diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, foi o responsável por entregar, simbolicamente, o documento nas mãos do secretário de desenvolvimento econômico e inovação de Juazeiro, Wilson Soares. “É um trabalho muito bem elaborado, com resultados importantes no interior do Estado. O Impulsiona Ceará reúne muito bem a ciência, a inovação e o conhecimento adquirido como vocação de cada região”, afirmou Acrísio.
Wilson destacou a importância da parceria e do trabalho realizado. “Eu tenho certeza que com essa parceria e diante deste importante mapeamento, o setor calçadista irá voltar a ocupar o posto de ser o maior empregador dos nossos municípios da região do Cariri”, destacou Wilson.
O diretor de suporte a negócios da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Rafael Gonçalves, esteve no evento e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo feito junto aos APL. “O Impulsiona Ceará tem como objetivo movimentar as cadeias vocacionais do Estado e fazer com que os APL tenham mais visibilidade, este documento deve servir para o planejamento desta vocação do município”, apontou.
Impulsiona Ceará
O programa Impulsiona Ceará é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com a Adece, operacionalizado pelo Centec. O programa identificou 36 APL no Ceará, a exemplo das Redes de Jaguaruana, a Cachaça de Viçosa, a Moda Íntima de Frecheirinha, os Calçados do Cariri, Móveis de Marco e o de Serviço de Reparação Automotiva de Tabuleiro do Norte.