O Centro Vocacional de Canindé (CVT) abriu três novos cursos nas cidades de Itatira e Aratuba. Em Itatira, o curso de Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração foi iniciado, na última segunda-feira (12), para 30 alunos.
Já em Aratuba, duas turmas do curso de Costureiro foram abertas, contemplando 60 alunos. O público-alvo das formações são adolescentes a partir de 16 anos e adultos em situação de vulnerabilidade social, que buscam inserção no mercado de trabalho.
Nas duas cidades, as Prefeituras foram parceiras do Instituto Centec para a realização dos cursos. A coordenadora do CVT Canindé, Gerinha Colares, ressaltou a importância dessas articulações para que a oferta das formações aumente na região.
“Itatira e Aratuba fazem parte da área de abrangência do CVT Canindé e nós ficamos muito felizes de conseguir essa expansão dos cursos. É uma grande oportunidade para que muitas pessoas tenham qualificação profissional e portas abertas no mercado de trabalho”, afirmou.
O pedagogo da Diretoria de Extensão Tecnológica e Inovação (Deti), Manoel de Castro Neto, acompanhou a abertura dos três cursos e disse que o Instituto Centec tem modernizado e aperfeiçoado as formações para os novos profissionais.
“Os cursos têm temas transversais como ética, cidadania e noções de empreendedorismo. Todos eles saem capacitados na parte técnica, mas também cientes da função social de suas profissões”, afirmou Manoel Castro.
Sobre o Centec
O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) é uma Organização Social (OS) contratada pelo Governo do Ceará, por meio da Secitece, para executar ações no âmbito da educação profissional e tecnológica no Estado.