O Dia Mundial da Educação instituído há 23 anos por líderes de 164 países, entre eles o Brasil, é comemorado neste dia 28 de abril. A data simboliza o compromisso dessas nações com o desenvolvimento da educação até 2030. Um dos principais desafios desta pauta continua sendo a inclusão.
No Ceará, a questão vem sendo tratada como uma das prioridades. Em dezembro de 2022, a então governadora, Izolda Cela, sancionou lei incluindo a disciplina Estatuto da Pessoa com Deficiência como conteúdo transversal na grade curricular das escolas da rede pública estadual de ensino médio.
A disciplina compreende conteúdos destinados a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania, de forma a eliminar o preconceito e a produzir conhecimentos sobre o tema.
“Nossa luta, seja no parlamento, seja à frente de uma instituição de ensino, como o Centec, será sempre para que a Educação chegue a mais pessoas e atinja seu papel transformador. A inclusão é um desafio, mas o Ceará tem se mostrado preparado para manter a Educação como prioridade”, afirmou Acrísio Sena.
Comemoração
Em 28 de abril de 2000, foi realizado o Fórum Mundial da Educação, em Dacar, no Senegal. Na ocasião, diversos países assinaram compromissos e metas relacionados aos avanços da educação nas diferentes nações. O documento ficou reconhecido como Declaração de Dacar. O Brasil foi um dos países signatários.