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A primeira ideia do que viria a ser o Centec surgiu em 1996, quando a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) iniciou os projetos “Centec” e “CVT” com o objetivo de interiorizar o ensino profissionalizante e a extensão tecnológica no Ceará.
O Centro de Ensino Tecnológico tinha como principal objetivo a educação pós Ensino Médio em áreas do conhecimento prioritárias para o desenvolvimento do interior do Estado. Os primeiros cursos foram de Tecnologia de Alimentos, Eletromecânica e Recursos Hídricos, com foco em Irrigação e Saneamento Ambiental. Além de Ensino Tecnológico, realizava-se pesquisa, extensão tecnológica, prestação de serviços e assistência técnica. A primeira unidade do Centec foi implantada em Limoeiro do Norte, em 1997, e em Juazeiro do Norte e Sobral, em 1998.
Os Centros Vocacionais Tecnológicos foram idealizados para capacitar as pessoas para o trabalho em 40 municípios cearenses. Eles ofereciam também aulas práticas de física, química, matemática, biologia e informática aos professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio das Redes Públicas de Ensino (estadual e municipal); assistência tecnológica; serviços de análises, testes, ensaios; e informações tecnológicas à população. Os CVTs foram criados com a orientação de atuar com ênfase na vocação regional e local.
As primeiras unidades foram implantadas em 1996 em Jucás e Limoeiro do Norte e, em seguida, vieram: Aracoiaba, Itaiçaba, Tabuleiro do Norte, Piquet Carneiro, Orós, Ipu, Quixeré, Santa Quitéria e Tauá; e assim por diante, até completar 38 Centros.
As equipes que atuavam nos CVTs participavam de treinamentos no Centro de Formação de Instrutores (CFI) onde, atualmente, funciona o CVT Fortaleza.
Com sucesso alcançado dos projetos CENTEC e CVT e desejando expandir as ações, o Governo do Estado do Ceará incentivou, em março de 1999, a criação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) com o compromisso de prestar serviços na área social, através de contratos de gestão, habilitando-o à captação de recursos para atendimento direto à comunidade. Assim, o Instituto Centec passou a gerenciar as Unidades Descentralizadas de Limoeiro do Norte, Sobral e Juazeiro do Norte e os Centros Vocacionais Tecnológicos.
Durante todo esse percurso, já foram capacitados:
Por meio de questionário socioeconômico, observa-se que a maioria do público atendido pelos cursos de capacitação do Centec tem renda de apenas um salário mínimo, está fora do mercado de trabalho e é composto por jovens de 16 e 28 anos, demonstrando que as unidades do Centec ainda têm um papel significativo no desenvolvimento do Estado, por meio da qualificação de mão de obra para seus projetos estruturantes.
Os CVTs tornaram-se referência em todo o país e foram adotados como uma política nacional pelo Ministério da Educação e do Desporto (MEC) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e foram replicados por todo o país.