Início Comunicação Notícias Últimas Inovações do #PartiuEmpreender são apresentadas na Feira do Conhecimento
Inovações do #PartiuEmpreender são apresentadas na Feira do Conhecimento
Sex, 23 de Novembro de 2018 10:27

De uma escola pública de Brejo Santo saiu um dos projetos inovadores que está sendo apresentado aos visitantes da Feira do Conhecimento 2018. O “Sensory Xavier” é um dispositivo criado por alunos do curso técnico em Informática da EEEP Balbina Vieira para contribuir com a elevação da autonomia e da autoestima de pessoas com deficiência visual. Ele é anexado à perna, como uma tornozeleira, e possui um sensor que identifica os obstáculos e vibra com a proximidade de objetos e da água.

“A ideia surgiu em uma aula sobre mobilidade urbana, pois estávamos discutindo que as nossas cidades não estão preparadas para que todos, inclusive quem tem deficiências, se locomovam com facilidade. Já nos inscrevemos no edital da Incubadora do Centec para melhorar o nosso projeto”, explica João Victor, um dos integrantes de uma equipe de quatro estudantes.

Eles participaram, em Brejo Santo, do #PartiuEmpreender, um projeto do Instituto Centec que estimula o empreendedorismo em 16 municípios cearenses. Depois de uma maratona educativa, em que todos participam de oficinas sobre temas correlatos - cidadania, inovação, design thinking, modelo de negócios, gaimificação, mercado, finanças, dentre outros – as melhores ideias serão apoiadas pela Incubadora Tecnológica do Centec (Intece), para que se transformem em empresas ou produtos viáveis para o mercado.

Outra inovação veio de Horizonte, o Pedalet: um triciclo infantil feito com materiais recicláveis. Segundo o seu criador, o engenheiro Ricardo Chamma, não há outro igual no Brasil. “Só encontramos por aqui triciclos importados. Os meus podem ser produzidos em maior escala e bem mais barato, além de contribuir com o meio ambiente”, explica. Ele trouxe diferentes modelos para os visitantes experimentarem durante a feira e está sendo um sucesso entre crianças e adultos. Ricardo participou do #PartiuEmpreender e já inscreveu a sua ideia receber o apoio da Incubadora do Centec.

Inscrições para Incubadora do Centec são prorrogadas

O período de inscrições de ideias ou empresas para receber o apoio da Incubadora do Centec foi prorrogado para o dia 30 de novembro de 2018. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas de 16 municípios cearenses. Serão selecionadas 15 iniciativas que receberão apoio logístico, gerencial e tecnológico para a criação e o desenvolvimento da empresa ou de algum produto inovador. O Edital de prorrogação está disponível aqui, e saiba mais sobre a seleção da Intece aqui.

Sobre a Feira do Conhecimento

A Feira é uma realização do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e acontece de 21 a 24 de novembro, das 9h às 20h. A programação completa está disponível em www.feiradoconhecimento.com.br. Entrada Franca.

 

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 127 visitantes online