Início Comunicação Notícias Últimas CVT Fortaleza contribui para a inclusão de trabalhadores em reabilitação
CVT Fortaleza contribui para a inclusão de trabalhadores em reabilitação
Ter, 03 de Outubro de 2017 08:13

Apesar do crescimento exponencial do acesso à internet no Brasil, grande parte da população ainda não possui os conhecimentos necessários para instrumentalizar a web e as inovações da informática no seu dia a dia, seja em atividades rotineiras ou no trabalho.  Pensando em diminuir esta discrepância, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Centec, em Fortaleza, finalizou, na última sexta-feira (29), mais duas turmas de informática – nível básico e word -, com um total de 27 alunos.

Esta capacitação já era desejada há muito tempo por Ana Lívia Nascimento, uma das alunas de word no turno da manhã. Ela está em processo de reabilitação do INSS e participou do curso para ser realocada em outra função na empresa em que trabalha, quando finalizar a sua licença. “Independente de estar neste curso por conta do INSS, já faz tempo tempo que eu estava querendo me atualizar. Já fiz aqui o curso de informática básica, estou fazendo word e depois quero muito aprender excel e secretariado. Mas o nosso sonho é conseguir fazer um curso Técnico em Segurança aqui no CVT. Seria uma grande conquista, vários colegas querem. Com a formação que recebi aqui, posso voltar ao trabalho exercendo outra função na empresa”, disse Ana Lívia, colaboradora do Grupo M. Dias Branco.

O CVT Fortaleza possui uma parceria com o INSS para capacitar profissionais que estão de licença e em processo de reabilitação, para retornarem à empresa ou para serem reinseridos no mercado de trabalho. A coordenadora da unidade, Rita Rolim, destaca que o CVT já colaborou com a formação de mais de 350 pessoas em 2017. “Nessa parceria com o INSS, recebemos trabalhadores de Fortaleza e da Região Metropolitana e o índice de evasão destas turmas é baixíssimo. Outro aspecto importante é que o nosso certificado é muito respeitado pelas instituições e fortalece o currículo de quem está buscando a reinserção no mercado”, ressalta.

O professor Manoel Castro comemora que a sede de conhecimento dos alunos fez a turma avançar para conteúdo de níveis mais avançados. “Essa turma tem demonstrado tanto interesse que estamos até indo para além do básico. E o interessante é que eles sempre adaptam o que estão aprendendo aqui às áreas em que já trabalham e isso facilita muito a absorção do conhecimento”, afirma.

O auxiliar de produção da Fábrica Fortaleza, José Demócrito da Silva, diz ter aprendido muito, mas, o mais importante, são as novas amizades conquistadas. “O curso é ótimo, aprendi muitas coisas nova que espero utilizar na empresa, mas, o que mais gostei foi que fiz novas amizades, e isto é o essencial para o mundo de hoje, valorizar as pessoas”, disse. Na próxima terça-feira (04), o CVT inicia mais três turmas, duas de excel e uma de word, com 20 alunos cada. Todos cursos são gratuitos. A unidade do Instituto Centec, em Fortaleza, localiza-se à Rua Silva Jardim, 512, bairro José Bonifácio. Os interessados em participar, podem entrar em contato através do telefone (85) 3266-1843.