CVT Maranguape certifica 40 pessoas de Amanari
Qua, 06 de Dezembro de 2017 11:19

O Instituto Centec certificou, na última sexta-feira (01/12), 40 participantes dos cursos de secretariado básico e auxiliar de recursos humanos da comunidade de Amanari, em Maranguape. Os cursos foram realizados através de uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Vocacional Tecnológico (CVT).

Participaram da solenidade o presidente do Centec, Silas Alencar, a coordenadora do CVT Maranguape, Juliana Campos, o prefeito de Maranguape, João Paulo Xerex, o secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos, José Rogaciano Marçal, a secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Vanessa Nylia Bezerra, o secretário de Obras, Clenilson Pessoa, o presidente da Câmara Municipal, Evaldo Batista, acompanhado dos vereadores Ernando Xavier, Emanoel Mendes e Diego de Castro e o gerente do DNOCS, Marcelo Bandeira.

Na ocasião, aconteceu uma palestra com Rafael Nascimento sobre “Os nove motivos pelos quais as pessoas falhas”. Após a solenidade, as autoridades presentes visitaram a oficina de motos onde acontecia um curso de mecânica de motos, que iniciou no dia 6 de novembro.

 
Centec capacita merendeiras em parceria com Prefeitura de Horizonte
Qua, 06 de Dezembro de 2017 09:54

Como forma de contribuir para melhorar a alimentação das crianças e adolescentes das escolas municipais de Horizonte, o Instituto Centec, em parceria com a Prefeitura Municipal, ofereceu uma capacitação para 120 merendeiras. A cerimônia de conclusão do aconteceu no dia 27 de novembro, às 14h, no estádio Horácio Domingos de Sousa, e as aulas ocorreram entre junho e outubro deste ano.

A capacitação teve uma carga horária de 40h/a e aconteceram nos turnos da manhã e tarde, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Alguns dos temas abordados foram: alimentação saudável, os alimentos e seus nutrientes, doenças relacionadas à alimentação, contaminação de cozinha, armazenamento e conservação, higiene e segurança alimentar, descongelamento e conservação dos alimentos, análise sensorial, dentre diversos outros.

Segundo a professora Ângela Landim, engenheira de alimentos com mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e colaboradora do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Quixeré, “ser merendeira escolar é uma profissão que exige normas de higiene, conduta profissional e respeito com o cliente que, neste caso, é o aluno. Para tanto, a merendeira tem que ter conhecimentos teóricos e práticos que provoquem mudanças nos comportamentos errados”, explica.

A Prefeitura de Horizonte forneceu transporte, alimentação e apostilas para a realização do curso, além da articulação com as participantes. O Centec disponibilizou os instrutores e a certificação para todas as concludentes. Foram formadas quatro turmas nas quais as alunas foram divididas por nível escolaridade. Segundo o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Hermínio Lima, as Prefeituras que se interessarem em realizar o curso na sua cidade, podem entrar em contato para articular uma parceria.

“A capacitação das merendeiras é uma ação imprescindível para garantir a segurança alimentar e uma nutrição adequada para nossas crianças e adolescentes. Infelizmente, muitas delas atuam ainda hoje com base no empirismo e o Centec possui cursos voltados especificamente para este público: pessoas que já trabalham em determinada área, mas ainda não possuem a formação necessária, nem tempo disponível para fazer um curso técnico ou superior. Assim, contribuímos para melhorar a qualidade da alimentação oferecida nas escolas e a formação das profissionais”, explica Hermínio.

 
Instituto Centec capacitará mais de mil jovens da Universidade do Trabalho Digital
Ter, 05 de Dezembro de 2017 09:56

Em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) capacitará cerca de 1.400 jovens em cursos básicos e avançados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Desde outubro deste ano, o Centec é responsável pelas turmas da Universidade do Trabalho Digital (UTD) com aulas presenciais na sede da UTD, no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Fortaleza e no Pirambu Digital.

No dia 27 de novembro, começaram as aulas para quatro turmas do curso de Iniciação Digital no CVT Fortaleza, com um total de 100 alunos. Outras 22 turmas já estão acontecendo na sede da UTD e no Pirambu Digital, dos seguintes cursos: iniciação digital, jogos digitais, design gráfico, web design, rede de computadores, iniciação à programação, introdução a banco de dados, arduínos, inclusão digital para deficientes, informática para o mercado de trabalho, java com banco de dados, suporte e manutenção de computadores, programando com PHP e desenvolvimento de aplicativos mobile. As formações variam entre 60 a 120 horas aulas e acontecem nos três turnos: manhã, tarde ou noite.

A UTD proporciona formação gratuita como forma de melhorar a qualificação profissional em áreas estratégicas, promovendo o desenvolvimento sustentável do Estado e facilitando a inserção no mercado de trabalho. Para saber mais, acesse http://utd.sct.ce.gov.br. Saiba onde acontecem os cursos:

UTD - Rua Major Facundo, 500 - Centro

CVT Fortaleza – Rua Silva Jardim, 512 - José Bonifácio

Pirambu Digital - Rua Nossa Senhora das Graças, 1097 - Cristo Redentor

Mais informações: (85) 3454-1257 / 1987 / 1969.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 390