Centec e Secitece assinam Contrato de Gestão 2018
Sex, 16 de Fevereiro de 2018 12:20

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) celebraram, na manhã desta sexta-feira (16), a assinatura do Contrato de Gestão 2018. O documento garante a continuidade das ações realizadas com a parceria do Governo do Estado do Ceará, dentre elas, a oferta de cursos gratuitos, básicos, técnicos e superiores, em todas as macrorregiões cearenses, através dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) e Faculdades de Tecnologia Centec (FATEC).

Segundo secretário Inácio Arruda, o contrato deste ano traz algumas novidades. Serão oferecidas capacitações com carga horária maior, até 160 horas aula. Com isso, espera-se melhorar a qualidade dos cursos ofertados. “Poderão ser cursos modulares, que disponibilizem à sociedade um profissional melhor preparado para a sua realidade. Será necessário um grande esforço, mas nós sabemos que o Centec, com suas estruturas físicas no interior, pode contribuir ainda mais com o Estado do Ceará. Podemos levar mais oportunidades para os cearenses e de forma bem mais rápida, pois o Centec tem flexibilidade”, disse o gestor estadual.


O presidente do Centec, Silas Alencar, ressaltou que 2018 será um ano de grandes desafios e que o compromisso maior da instituição é promover uma constante melhoria dos cursos ofertados. “O contrato que estamos assinando hoje nos leva a desafios cada vez maiores, pois vamos mudar e com o compromisso de fazer cada vez melhor, reforçar a qualidade dos cursos ofertados, das aulas práticas e sempre com responsabilidade no uso do dinheiro público. A partir de março já iremos iniciar os cursos de 160 horas e isso nos leva ao desafio de provar que podemos fazer diferente, mais e melhor. A Secitece tem sido um grande aliado na nossa história, conhece o nosso potencial, e isso só nos motiva a botar novas ideias em prática”, disse Silas.

A solenidade de assinatura do Contrato de Gestão 2018 aconteceu às 9h, na sala de videoconferência do Centec, em Fortaleza, com a participação dos colaboradores da sede e região metropolitana. Também prestigiaram o momento, os diretores Elder Sampaio e Hermínio Lima.

 
Faculdades e Centros Técnicos do Centec realizam Encontro Pedagógico 2018
Qui, 15 de Fevereiro de 2018 11:18

As Faculdades de Tecnologia e Centros Técnicos do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realizam nos dias 15 e 16 de fevereiro o Encontro Pedagógico 2018. O momento tem o objetivo de planejar as atividades do ano letivo que inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro. A abertura das atividades aconteceu na manhã desta quinta-feira (15), com uma palavra do presidente da instituição, Silas Alencar, na sede do Centec, em Fortaleza, transmitido por videoconferência para as demais unidades.

O Centec possui duas Faculdades de Tecnologia (Fatec), em Juazeiro do Norte e Quixeramobim, e três Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs), em São Gonçalo do Amarante, Crato e Barbalha, que oferecem, gratuitamente, cursos superiores tecnológicos e cursos técnicos de nível médio. No encontro pedagógico deste ano, as unidades da Região do Cariri reuniram-se na Fatec (Barbalha, Crato e Juazeiro), e as demais em suas cidades-sede.

“Apesar das dificuldades que o Centec já superou, em toda a sua história, somos referência em qualificação profissional em todo o Estado. E isto se deve à dedicação e perseverança de todos nós, profissionais da Casa, e especialmente os professores que são a base de todo o nosso trabalho. Temos perspectivas excelentes para 2018 e deixo aqui o meu compromisso em valorizar o trabalho de vocês cada vez mais”, disse Silas Alencar.

Após a fala do presidente, a assessora pedagógica do IFCE, Mirian Brasil Constantino ministrou palestra sobre “Saberes necessários às práticas docentes”. Ela é especialista em Metodologia do Ensino e mestre em Gestão Educacional. O Encontro Pedagógico 2018 foi coordenado por uma equipe da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) do Centec composta por Desiree Rolim, Manoel Castro e Suyanne Gisele.

 

Professores e equipe pedagógica e gestora da Fatec Cariri e CVTECs Crato e Barbalha

 
Centec articula parceiros estratégicos para debater desenvolvimento do Sertão Central
Sex, 09 de Fevereiro de 2018 12:41

O Instituto Centec realizou ontem (09/02), na Fatec Sertão Central, um grande encontro com atores estratégicos com o objetivo de promover o desenvolvimento da região. Segundo o presidente Silas Alencar, “foi um momento histórico para o Centec, especialmente por reunir em um mesmo espaço pessoas e instituições imprescindíveis para promover reais mudanças no atual cenário e contribuir para alcançar resultados que beneficiem a população cearense”, disse.

Prestigiaram o encontro os secretários estaduais Inácio Arruda (Secitece), Queiroz Maia (Seplag) e Euvaldo Bringel (Seapa), o prefeito de Quixeramobim Clébio Pavone Ferreira, além de gestores e técnicos da SDA, FAEC, Embrapa Algodão e Ematerce; professores e alunos da Fatec, vereadores, agricultores e população em geral. Além do debate, os participantes conheceram a estrutura da faculdade e degustaram um “milk-break”, um lanche com delícias produzidas durante as aulas práticas da Fatec. Dentre eles, destacam-se os queijos finos, adaptados à realidade local, ou seja, feitos com leite bovino.

O diretor da Fatec, Jardel Paixão, destaca a parceria com a Embrapa Algodão como sendo uma das novidades que impactarão de forma direta a produção regional. “Queremos que a Fatec seja um campo de transferência de tecnologia, uma vitrine para que os agricultores conheçam a maneira correta de manejo do sistema água-solo-planta voltado para o cultivo do algodão no semiárido e que realmente seja utilizado nas propriedades rurais”, ressalta.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 396