Ciência no Parque supera expectativas e atrai centenas de visitantes de todas as idades
Ter, 03 de Julho de 2018 12:06

Uma manhã de domingo para se respirar ar puro e muita Ciência! Assim foi a primeira edição do Ciência no Parque, que levou ao Parque do Cocó, “pulmão” de Fortaleza, diversas atrações que misturaram diversão e conhecimento científico.

A atividade abriu a temporada de férias na cidade e serviu para celebrar o Dia Nacional da Ciência, iniciando também as comemorações pelo Brasil dos 70 anos da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SPBC). A realização foi do Governo do Ceará, através da Secitece, com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

No estande do Centec foram expostos experimentos científicos divertidos que atraiu a curiosidade de crianças e até adultos, apresentados por professores dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) de Fortaleza e de Maranguape. Famílias inteiras puderam conferir de perto de que modo a Ciência está no nosso cotidiano.

Quem esteve no local, aprovou a iniciativa, como as irmãs Graziele e Gabriele, de 9 e 10 anos, que ficaram encantadas com os experimentos e com o fato de poderem brincar com robôs. “É legal porque a gente vê a Ciência acontecendo de perto!”, disseram elas, que estavam acompanhadas pela mãe, Jaqueline Rodrigues.


Para Erivaldo e o filho, Kauan, foi uma surpresa ver o evento no Parque do Cocó. Eles sempre passeiam pelo local no domingo, mas não esperavam ver uma feira de ciências em meio à natureza. “Estávamos passando e vimos a movimentação. Achamos super interessante tudo que foi mostrado!”.

Uma das atrações que chamaram a atenção foi o projeto "Robótica e Arte Sustentável", da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dom Helder Câmara, do bairro Quintino Cunha. A iniciativa consiste na construção de robôs e obras artísticas a partir do que viraria lixo.

"A nossa escola vira um ponto de reciclagem e todo o material recebido é triado. O que pode ser usado para a criação dos protótipos é separado e o restante do material é vendido. O recurso apurado é usado para financiar o projeto", explica André Cardoso, professor do laboratório de Ciências. Os visitantes do Ciência no Parque puderam brincar com os robôs produzidos pelos alunos.

Experimentos científicos, planetário, jogos digitais, teatro científico, passeio fotográfico, ônibus laboratório, astronomia, palestras e muitas outras atividades científicas e tecnológicas estiveram abertas para públicos de todas as idades gratuitamente no Parque do Cocó.

A atividade contou ainda com uma palestra sobre o mais famoso eclipse da história, exposição do Museu do Mangue, interação com o robô “NAO” do Nutec, oficina de compostagem, mostra de projetos inovadores desenvolvidos com recursos da Funcap, exposição de jogos científicos da Seara da Ciência e apresentação de robôs de inspeção subaquática do ITIC.

A ideia da Secitece com o Ciência no Parque foi despertar a curiosidade científica de forma leve e descontraída, ao ar livre, unindo conhecimento, recreação, esportes e lazer.

Vai ter segunda edição

Durante a abertura do evento, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Nágyla Drumond, já adiantou que o "Ciência no Parque" terá nova edição e em novo local. A previsão é para agosto, no Parque Adahil Barreto. "Produzimos muito conhecimento e nada mais justo que apresentarmos isso ao povo cearense".

Nágyla reforçou ainda que iniciativas de popularização da Ciência como esta deverão aumentar, confirmando o empenho do governo estadual em dar mais atenção ao setor de CT&I. "É preciso defender a Ciência, a Tecnologia e as nossas universidades públicas. O Ceará está indo na contramão do Brasil, ao não realizar cortes nos recursos para o setor. Pelo contrário, estamos mais fortes e investindo cada vez mais", finalizou.

Confiram mais fotos do evento no flickr do Centec.

Com informações da Ascom/Secitece.

 
Nota de pesar
Ter, 03 de Julho de 2018 09:58

O Instituto Centec lamenta, com profundo pesar, o falecimento de Júlio Nogueira de Sousa, colaborador do CVT Horizonte. Ele era formado em Engenharia Mecânica e instrutor de cursos da instituição desde 2011, passando pelas unidades de Limoeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Horizonte. O Centec presta solidariedade à família nesse momento de grande consternação.

Comunicamos que o velório será em Limoeiro do Norte, no Centro de Velórios Afago (Rua Cel. Alexandrino, 1691 – próximo à AABB), a partir das 11h30. O sepultamento acontecerá amanhã (04/07), às 8h, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo (Av. Dom Aureliano, s/n – vizinho ao SAAE).

 
Centec e UTD certificam 288 estudantes esta semana
Sex, 29 de Junho de 2018 09:26

“Eu vim para aprender e compartilhar com o meu neto. Esse curso abriu novas fronteiras, a gente viaja e se teletransporta para outro universo”, assim definiu Carlos Ferreira, microempreendedor de 53 anos e um dos estudantes que concluiu do curso de arduíno na última quinta-feira (28), às 9h, na sede do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). A capacitação foi promovida pelo Centec, Universidade do Trabalho Digital (UTD) e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e faz parte de um ciclo com 288 pessoas capacitadas em diversos cursos da área de Tecnologia da Informação. Os concludentes desta quinta-feira participaram dos cursos de arduíno, webdesign e iniciação a programação executados no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Fortaleza.


O presidente do Centec, Silas Alencar, ressaltou a dedicação de diversos atores para proporcionar a formação destas novas turmas. “É muito gratificante ver vocês crescendo, indo adiante depois de participar dos nossos cursos. Temos muitas pessoas que trabalham para trazer essa oportunidade para vocês, como os professores, a equipe do CVT Fortaleza, a UTD e muitas outras pessoas. Então, agradecemos a dedicação de todos que deram a sua contribuição para o crescimento de vocês e desejamos muito sucesso a todos”, disse Silas.

Inácio Arruda também prestigiou a solenidade e ressaltou que, com cursos de capacitação de maior duração, os estudantes estarão cada vez mais preparados para assumir novos desafios. “Esperamos que o Centec oferte cada vez mais cursos como estes, com uma carga horária mais robusta, uma capacitação mais completa, para que vocês saiam daqui como profissionais aptos a trabalhar imediatamente na área desejada”, comemorou. A coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira ressaltou que 16 projetos desenvolvidos pelos alunos serão apresentados na próxima Feira do Conhecimento, que acontecerá dos dia 21 a 24 de novembro, no Centro de Eventos.

Confira o depoimento de alguns dos estudantes que receberam certificado na quinta-feira (28):

“Eu trabalho produzindo diversos materiais com fibra de vidro e eu pensei em fazer um drone com esse material. O curso só aumentou a minha vontade de criar esse drone, porque abriu muito a minha mente para outros conhecimentos. São novas fronteiras, a gente viaja e se teletransporta para outro universo. Eu sou totalmente leigo em informática, mas por conta desse curso, já comecei a fazer também o curso de informática básica e quero avançar até programação. Mesmo sem saber nada de informática, eu tenho uma capacidade boa de interpretação de textos e lógica, então eu tive dificuldades no curso de arduíno, mas ele foi extremamente proveitoso, consegui aprender tudo. Inclusive, entendi coisas que eu fazia na minha oficina e não sabia porque que dava certo. Eu utilizava uma sequência de algoritmos e que eu não sabia o que era até fazer esse curso. Fazia muito tempo que eu não estudava e retomei agora, mesmo com 53 anos, e vou fazer outros.  E na verdade, o meu estimulo maior em aprender não é nem pra mim, ou pro meu negócio, mas para o meu neto. Ele tem 10 anos e ele fica admirado com essa história de drone, fica viajando na imaginação. Então, eu aprendi para passar pra ele e vamos construir o nosso drone juntos, vou passar todo o conhecimento que recebi aqui pro meu neto. Eu fico pensando que, se até um adulto como eu se apaixona por esse conhecimento, que faz a gente até deixar de lado os vícios do dia a dia, deixar de fazer besteira, imagina uma criança vendo isso na escola. É fantástico ver a sua mente se abrindo pra tudo no mundo.” Carlos Alberto Ferreira, de 53 anos, curso de arduíno.



“Achei o curso excelente, tanto que falei pros meus amigos virem participar. Minha irmã já fez cursos no CVT Fortaleza e foi ela quem me estimulou a vir.” João Victor Bezerra, 19 anos, curso de webdesign.

 

 

 

 

“Gostei muito do curso, eu já estudo ciências da computação, então vim para reforçar conceitos básicos, o que me ajuda bastante para outras coisas mais avançadas que vejo na faculdade.” Luiz Carlos, 24 anos, curso de iniciação à programação.

 

 

 

 

“O curso me incentivou a conseguir crescer mais na faculdade, eu estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e eu só tinha conhecimentos básicos, que já precisavam de um reforço. Penamos muito na computação com tópicos avançados e é necessário rever o básico para conseguir um rendimento melhor.” Gilton Falcão, 30 anos, curso de iniciação a programação.

 

 

Outros cursos finalizados

Às 14h do mesmo dia (28/06), aconteceu, na sede da UTD, a entrega de certificado dos alunos dos cursos de Iniciação Digital, Jogos Digitais, Design Gráfico, Iniciação à Programação, Introdução a Banco de Dados, Rede de Computadores e Web Design.

Já na sexta-feira (29), às 8h30, foi a vez dos estudantes que participaram de duas oficinas de Jogos Digitais, realizadas em parceria com o Centro Educacional da Juventude Padre João Piamarta.  O evento acontecerá no Piamarta.

Na terça-feira (26) da mesma semana, aconteceu a cerimônia de conclusão do curso "Suporte e Manutenção de Computadores", realizada nesta terça-feira (26/6), na sede da UTD, no Centro de Fortaleza.

Todos os cursos são promovidos pelo Instituto Centec e Universidade do Trabalho Digital (UTD), com o apoio do Governo do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). As formações são todas gratuitas na área de TIC, em níveis básico e avançado.

Veja mais fotos no flickr do Centec.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 413

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 80 visitantes online