Centec seleciona bolsistas e projetos de pesquisa no Cariri e Sertão Central
Qui, 14 de Março de 2019 08:38

O Instituto Centec está com inscrições abertas, até o dia 22 de março, para seleção de alunos e projetos de pesquisa das Faculdades de Tecnologia (Fatec) Cariri e Sertão Central. Os aprovados participarão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Centec, que conta com o financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). Leia aqui o Edital 03/2019 com todas as informações.

Seleção de projetos de pesquisa

Serão selecionados projetos de pesquisa nas áreas de atuação do Centec, como apicultura, agricultura orgânica, fitoterapia, energias alternativa, dentre outras; além de temas vinculados aos cursos Superiores de Tecnologia de cada Fatec.

Os professores das duas faculdades poderão submeter projetos desde que sejam pesquisadores com título de doutor ou que tenham uma expressiva produção científica ou tecnológica divulgada nos principais veículos de comunicação da área. Poderá ser concedida, no máximo, cinco bolsas para cada orientador.

Seleção de alunos

Os alunos interessados em ser bolsistas devem estar regularmente matriculados em um curso Superior de Tecnologia do Centec e possuir bom rendimento acadêmico, dentre outros critérios. Durante a vigência da bolsa, o aluno não pode reprovar nenhuma disciplina.

Os professores e alunos interessados devem entregar toda a documentação descrita no edital na secretaria da Fatec até a próxima sexta-feira, dia 22 de março. O resultado final será divulgado no dia 27 do mesmo mês. Em caso de dúvidas, ligar para a Divisão de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação do Centec: (85) 3066-7060.

 
Centec, IFCE e Prefeitura de Maranguape lançam programa de qualificação com mais de mil vagas
Ter, 12 de Março de 2019 10:40

Contribuir para promover a capacitação profissional e a empregabilidade dos maranguapenses, é o objetivo do novo programa “Qualifica Maranguape” que foi lançado na tarde da última segunda-feira, às 15h, no auditório do IFCE (CE-065, bairro Novo Parque Iracema). São ofertados, ao todo, mais de 40 cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento - como informática, gastronomia, beleza, fotografia, negócios – que totalizam mais de mil vagas.

O programa só foi possível graças a uma colaboração entre o Instituto Centec, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) do Governo do Estado, a Prefeitura de Maranguape e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O evento contou com a presença do presidente do Centec, Silas Alencar, do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, do prefeito de Maranguape, João Paulo Xerez, da coordenadora do CVT Maranguape, Juliana Campos e do diretor-geral do campus do IFCE na cidade, Robson Siqueira.

O auditório lotou de pessoas interessadas em participar dos cursos e todas as vagas já foram preenchidas. Porém, quem quiser pode participar da lista de espera. É só entrar em contato com o CVT Maranguape pelo telefone (85) 3341-3355 ou ir até à unidade do Centec que localiza-se na Praça Capistrano de Abreu, nº 313, bairro Centro.

O lançamento do Programa aconteceu em conjunto com a aula inaugural do curso de costureiro, com 240 horas aula, em colaboração com a empresa de lingerie Hope. Já estão matriculados 42 alunos e a perspectiva é que a maioria dos participantes sejam absorvidas pela empresa. Uma nova parceria já está sendo articulada com a Mallory, para promoção de cursos nas áreas de alimentos e beleza.

“Por meio desta parceria, vamos ofertar em Maranguape cursos para mais de mil pessoas. Estamos muito felizes em ver que a procura é grande, que a população quer se qualificar. Essa articulação mostra que o Centec está cada vez mais forte na sua missão de promover a capacitação profissional e a empregabilidade do povo cearense”, disse Silas Alencar.

O gestor da Secitece ressaltou que o CVT de Maranguape é um dos mais atuantes no Estado, graças aos colaboradores do Centec que atuam na unidade e o apoio da Prefeitura. “Vamos avançar cada vez mais nessas parcerias. Com o exemplo da Hope outras empresas vão procurar o CVT e a Prefeitura para capacitar novos trabalhadores e dar oportunidades. Portanto, essa parceria é vitoriosa em todos os sentidos”, comemora Inácio.

O prefeito ressaltou a importância de incentivar o empreendedorismo. “Queremos também promover qualificação para quem quer ser dono do seu próprio negócio, não apenas para serem absorvidos pelas empresas. Este programa foi construído com muito carinho e aproveitem essa oportunidade para aprender e crescer”, disse Xerez.

Veja outras fotos do evento aqui.


 
Centec inicia novo ciclo do Projeto de Inclusão Sociodigital em oito cidades
Ter, 12 de Março de 2019 09:43

Na manhã desta segunda-feira (11), o Instituto Centec promoveu a aula inaugural do Projeto de Inclusão Sociodigital (PISD), que acontece simultaneamente em oito cidades e em parceria com as Prefeituras Municipais em Beberibe, Brejo Santo, Fortim, Itaiçaba, Jucás, Limoeiro do Norte, Quixeré e Santa Quitéria. A iniciativa oferece qualificação profissional gratuita em diversas áreas para 276 participantes em 11 turmas.

O número de interessados em participar do projeto bateu recorde este ano: foram mais de 700 inscritos, gerando uma proporção de sete candidatos por vaga. Foram qualificados pelo projeto, em 2018, cerca de 343 pessoas que participaram de 280 horas de aulas teóricas sobre tecnologia da informação, marketing pessoal, relações interpessoais, arte e design, atendimento e comunicação, competências administrativas, línguas estrangeiras e libras; além das vivências em projetos sociais para estimular a consciência cidadã.

O presidente do Centec, Silas Alencar, fez a abertura do evento por meio de videoconferência com os Centros Vocacionais Tecnológico (CTV) e reforçou o sucesso do Programa nos anos anteriores. “O PISD já é uma referência nas cidades em que se encontra e é emocionante ver nos olhos dos alunos e da nossa equipe a empolgação com as ações do Programa. São três meses de muito aprendizado e trocas de conhecimento e temos a expectativa de expandir para novos municípios. Nada disso seria possível sem o apoio dos nossos parceiros”, agradeceu Silas.

Em cada CVT, a aula inaugural foi prestigiada por representantes das Prefeituras e Câmaras Municipais, além dos alunos, professores e instrutores do curso; e também estiveram presentes na videoconferência, em Fortaleza, o diretor de Extensão Tecnológica e Inovação, Hermínio Lima, a secretária executiva Vanessa Lima, a colaboradora Cristiane Oliveira e a pedagoga Fabíola Damasceno.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 428

Webmail:

Webmail clique aqui ]

 

Usuários Online:

Nós temos 78 visitantes online